Discussões técnicas marcam primeiro dia do Encontro de Jardineiros e Paisagistas

O paisagista e presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), João Jadão, abriu as atividades na manhã desta segunda-feira, 28 de julho, no 1º Encontro de Jardineiros e Paisagistas da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).
 
A palestra ministrada abordava o tema: ‘A Importância do profissional de jardinagem e paisagismo na nova concepção de cidades e regulamentação da profissão de paisagista’. “Temos que ter o pensamento de melhorar as cidades. Engarrafamento, enchentes e deslizamentos, poluição do ar, alto índice de ruídos, ilhas de calor, inversão térmica, falta de espaço. Para mudar este quadro, é fundamental que as cidades tornem-se resilientes”.
 
Resiliência é um conceito oriundo da física que descreve a propriedade de alguns materiais de recuperar sua forma original após choque ou deformação. Assim, cidades resilientes são aquelas com capacidade de se adaptar e se transformar para enfrentar choques e surpresas.
 
Projetos Paisagísticos
“Campinas é o maior centro de paisagismo do Brasil”. Com esta frase, Marcelo Novaes deu sequencia as palestras do dia. “Renato Righetto trouxe para cá os conceitos de Burle Marx. Também tivemos o Dr Hermes Moreira de Souza com seu valioso trabalho no Instituto de Agricultura de Campinas (IAC), sem contar que temos muitos viveiros de plantas", ressalta.
 
O palestrante ressaltou a importância história das personalidades e exemplificou, por meio de imagens, projetos paisagísticos em pequenas e grandes áreas.
 
 
Tipos de Solos
Em seguida, Antonio Fernando Legatti falou sobre solo e técnicas de plantio. “Nos jardins, há todos os tipos de plantas. Cada planta tem uma necessidade. Para falarmos de solo, precisamos entender sua origem”, comentou o palestrante iniciando a discussão sobre os tipos de solo e técnicas de plantio.
 
Legatti explicou os fatores que mais influenciam na formação dos solos, como o  clima, o tipo de rocha, a vegetação, o relevo e o tempo de atuação destes fatores. Após, esclareceu sobre as técnicas de plantio que podem ser utilizadas.
 
Lagos Ornamentais
Finalizando o primeiro dia do Encontro, a palestra ‘Lagos ornamentais: um novo conceito no Paisagismo’, ministrada pelo médico veterinário e especialista em criação de ecossistemas, Ricardo Caporossi Junior.
 
"Quando implantamos um lago ornamental, estamos concretizando os sonhos das pessoas que desejam se aproximar da natureza. Eles trazem uma sensação agradável de bem-estar, paz, e induzem à contemplação e transformam a sensação térmica e umidade do ar no ambiente em que estão implantados, favorecendo o crescimento de vegetais", afirmou o especialista.
 
"Quando faço um lago, procuro me inspirar ao máximo, na natureza, naquilo que Deus fez. Procuro sempre representar a natureza dentro de um projeto", comentou.
 
Exposição
A Expo Ceasa Garden, feira que acontece simultaneamente ao 1º Encontro de Jardineiros e Paisagistas, apresenta as principais tendências e novidades do setor. A exposição conta com um espaço de 150 m² onde empresas expõem máquinas, equipamentos, e tecnologias voltados ao paisagismo e jardinagem.
 
Estiveram presentes na abertura do evento o diretor Técnico Operacional da Ceasa Campinas, Claudinei Barbosa; o presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp), Newton Erbolato Junior e a gerente do mercado de Flores da Central, Ana Rita Pires Stenico.