Eduardo Campos visita estande da Ceasa e fala de ações para o agronegócio e abastecimento

O pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), participou da feira APAS 2014 nesta terça (06). Em visita ao estande da Ceasa Campinas, o presidenciável comentou sobre a importância do agronegócio na economia brasileira e sobre gargalos do setor.
“O agronegócio é responsável pelo saldo da nossa balança comercial e nós temos que ter mais investimento em tecnologia e inovação, em infraestrutura para que o agronegócio não tenha as perdas que tem hoje; em virtude da ausência de logística, da ferrovia, dos portos e hidrovias que faltam”.
Segundo o presidenciável, o plano brasileiro de logística indica, dentre as dez principais cadeias produtivas do agronegócio, um conjunto de obras importantes que precisam sair do papel e levar competitividade aos que lutam na agricultura brasileira. “Tenho certeza que nós haveremos de fazer um trabalho efetivo de valorização da agricultura brasileira para que possamos levar mais vida e mais renda ao campo brasileiro”, disse.
O ex-governador de Pernambuco aproveitou para falar também sobre o pequeno e médio produtor. “Há um grande gargalo da agricultura brasileira principalmente na média e pequena agricultura brasileira: é o acesso ao mercado consumidor. Nós precisamos valorizar uma série de instrumentos. Alguns existem e precisam ser potencializados; outros precisam ser criados no sentido de garantir esse acesso. Um acesso de qualidade aos produtos que precisam ser certificados. Produtos que tenham uma boa origem, que possam ser produzidos a partir de uma boa técnica,” comentou.
Para finalizar, Eduardo falou sobre a situação de muitas centrais de Abastecimento espalhadas pelo Brasil. “Muitas Ceasas têm feito um esforço no controle dos indicadores de agrotóxico, que é algo cada vez mais reivindicado pelo consumidor brasileiro e pela saúde pública brasileira, tem programas que estão sendo feitos com êxito direto para a merenda escolar, por exemplo, que precisa ser reforçado para ter uma merenda saudável, próxima das escolas, deixando a renda nos municípios. Eu tenho certeza que o conjunto desse olhar, para o acesso ao mercado da produção do campo precisa ser feito de maneira integrada possibilitando a que o campo não perca renda por falta de logística ou por falta de acesso ao mercado de maneira adequada”, finalizou.
Campos foi ministro de Ciência e Tecnologia em 2004 e 2005 durante o governo do então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-governador de Pernambuco também foi três vezes deputado federal.
 
Ceasa-Campinas na APAS 2014
APAS 2014 – 30° Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, de 5 a 8 de maio, de 5 a 7 de maio, das 14h às 22h; dia 8 de maio, das 14h às 20h, na Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP. Estande Ceasa-Campinas Pavilhão Branco, Rua J/6, número 304.