'Embalagens e Transporte de Frutas e Hortaliças' viram tema de estudo acadêmico

Gabriela Biondi, estudante do último ano de Design na Facamp, visitou a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), na manhã desta sexta-feira, 02 de outubro. A universitária fará seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  sobre Embalagens de Transporte de Frutas e Hortaliças, tema com ligação direta ao abastecimento de alimentos.  

O assessor Francisco Homero Marcondes, responsável pelo programa Visitas Monitoradas, recepcionou a interessada e excursionou com a futura profissional pela Central. “Eu precisaria ir na CEASA Campinas para fazer minha pesquisa de campo. Nessa pesquisa eu precisarei tirar várias fotos do processo do caminho do tomate (fruta escolhida): caminhão, caixas, manuseio, estocamento, organização, separação e venda a cliente final, além de um questionário que envolve as embalagens que existem no local”, disse.

Após passar a manhã conhecendo e conversando com permissionários, Gabriela visitou a ONG ISA - Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, criada e é administrada pelos permissionários (comerciantes) desde 1994.

O principal objetivo do ISA é combater a fome e o desperdício garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes. A Ong arrecada doações de frutas, verduras e legumes dos permissionários da Ceasa, depois seleciona, higieniza e distribui. São uma média de 300 toneladas de hortifrútis arrecadadas mensalmente que são doadas para cerca de 100 entidades assistenciais e mais de 12 mil famílias.

Produtores Chilenos

Na quinta-feira, primeiro de outubro da mesma semana, um grupo de três pessoas,dois produtoresrurais chilenos e um tradutor conheceram a Ceasa. O foco da visita foi o Mercado de Hortifrtuigranjeiros.

A comitiva caminhou pelo Galpão Permanente 1 (GP1), Mercado Livre Central (MLC) e galpão Permanente 2 (GP2). Segundo Marcondes, a visita foi técnica. “O objetivo foi conhecer a comercialização e as variedades de frutas, legumes e verduras; assim como a logística e toda infraestrutura da Ceasa. Os visitantes apreciaram a receptividade dos permissionários da Central campineira”, comentou.

Sobre as visitas monitoradas

No primeiro semestre deste ano, o projeto recebeu 28 visitas, um total de 829 visitantes, segundo levantamento do coordenador do Programa de Visitas Monitoradas, Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita e as instituições de ensino ou interessadas em participar do Programa devem solicitar agendamento enviando um e-mail para o contato:

francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.