Embrapa promove evento para atacadistas na CEASA Campinas

Você prefere banana nanica, prata ou maçã? Quais as características que o consumidor leva em consideração quando escolhe as frutas que leva para casa? Como as preferências do consumidor se refletem na compra dos varejistas junto aos atacadistas e como os atacadistas influenciam os produtores diante de tantas variáveis? E no final das contas, ou melhor, no começo de tudo, como os produtores se norteiam para decidir qual variedade eles vão produzir?

As relações de cadeia produtiva e o mercado funcionam como um círculo e é preciso um esforço contínuo para compreender e atender melhor ás demandas de todos estes elos da cadeia, diz Ana Paula Vaz, pesquisadora no escritório de Campinas, da Embrapa Produtos e Mercado. De olho nesta premissa, a Embrapa tem procurado conhecer cada vez mais todos esses clientes.

Essa semana, por exemplo, realizou um evento voltado aos atacadistas da CEASA de Campinas, para uma demonstração da banana BRS Platina, com o objetivo de apresentar suas características quanto à resistência a pragas e doenças, à produtividade, sabor e aparência.

Este encontro foi muito oportuno para fortalecer as relações entre a pesquisa e o mercado atacadistas, abrindo mais um canal de comunicação.

 

Sobre a BRS Platina

É uma variedade de banana que possui características semelhantes às da Banana Prata Anã, tanto na forma quanto no sabor, porém, produz maior número de frutos e pencas. Outra diferença é que ela deve ser colhida mais precocemente do que a “Prata Anã”, aproximadamente 90 dias após a emissão dos cachos. Apresenta alta resistência às principais doenças da cultura como a Sigatoka-amarela e o Mal-do-Panamá. O rendimento de frutos a cultivar é de aproximadamente 90%, o que representa maios lucratividade ao produtor, com o mesmo manejo cultural que se aplica à “Prata Anã”.

Durante o evento na CEASA houve também uma degustação para os atacadistas e foi aplicada uma pesquisa para subsidiar estratégias de mercado tanto para a banana BRS Platina quanto para outros produtos da empresa.