Emoção marca entrega de diplomas de curso de floristas

redImagem 165.jpgOs quatro meses do Curso Técnico de Formação de Floristas da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) não serviu apenas para aprimorar e trocar conhecimento, construiu fortes laços de amizade, respeito e admiração entre os alunos e as professoras. Por isso, a emoção marcou, neste dia 15 de dezembro, a entrega dos diplomas para os 33 primeiros formandos do curso.

A formatura aconteceu no Mercado de Flores numa estrutura especialmente montada para a ocasião com cadeiras revestidas, mesas, palco, som, tapete, tudo decorado peloredImagem 215trat.jpg grupo com plantas cedidas pelos atacadistas e belos arranjos feitos pelos alunos.  O evento contou com cerimonial, discurso dos alunos, entrada dos formandos, composição da mesa de autoridades e discursos, entrega dos certificados e com um coquetel no final.

O presidente da Ceasa e vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, participou da formatura destacando a importância desta mão de obra técnica para aprimorar o mercado de flores no Brasil e as oportunidades que se abrem aos formandos com a economia brasileira aquecida e com o desafio de ampliar o consumo de flores e plantas no país que está bem abaixo do de outros países. "Enquanto aqui consumimos só sete dólares com flores, na Argentina eles gastam 15 dólares e na Europa entre 40 e 80. Ou seja, redImagem 170.jpghá muito espaço para crescermos", avaliou o vice-prefeito.

O diretor da Aproccamp (Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas) - entidade que representa os atacadistas do Mercado de Flores da Ceasa, Newton Erbolato Júnior, lembrou que a associação apóia o projeto porque além de trabalhar pelos atacadistas do Mercado de Flores da Central, atua em prol do segmento de flores e plantas. "Acreditamos que investindo em formação, o Mercado e o segmento pode crescer cada vez mais no nosso país", disse. As professoras do curso, Léo Mendes e Tânia Santos, idealizadoras do curso, faredImagem 233.jpglaram da importância da parceria com a Ceasa, Aproccamp e patrocinadores para viabilizar a atividade. Elas também ressaltaram aos alunos a grande capacidade que demonstram durante o curso e a importância da motivação pelo trabalho e da persistência para conseguirem atuar e vencer no mercado de trabalho.

O Curso Técnico de Floristas foi organizado pela Ceasa-Campinas, Aproccamp e as professoras de arte floral Léo Mendes e Tânia Santos. Os parceiros do curso fredImagem 213.jpgoram as empresas Cooperflora, Sakata e Belotta que forneceram equipamentos de acessórios para jardinagem e flores e plantas para as aulas práticas dos alunos. Com 120 horas, o curso teve início em agosto e foi dividido em cinco partes com conteúdo completo sobre o setor e aulas teóricas e práticas de harmonia de cores, arranjos para festas e eventos, decoração de ambientes, variedades e cuidados com acessórios, flores e plantas redImagem 241.jpgornamentais. 

As professoras são duas das mais conceituadas e experientes designers florais atuais e ministram cursos por todo país. A professora Léo é formada pela Escola Ibero Americana de Arte Floral, na Espanha, e tem especialização em vários países da Europa e América Latina. Tânia é membro da Academia Brasileira de Artistas Florais (Abaf) e tem ampla formação no Brasil e no exterior.

redImagem 234trat.jpg

 

Será aberta uma nova turma no primeiro semestre do próximo ano em data a ser divulgada.