Empresária distribui plantas da Ceasa no interior de São Paulo

Há 17 anos Sueli Harumi Hino Hassumi deixa Araçatuba, no interior de São Paulo, para enfrentar mais de 500 quilômetros e chegar à Campinas, especificamente no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Em um caminhão baú e com um funcionário, a comerciante normalmente vai e volta uma vez por semana. Chega no final da tarde, às quartas-feiras, se instala no estacionamento do Mercado onde cozinha o jantar, papeia e dorme dentro do caminhão.
 
Na madrugada das quintas-feiras, ela já está de pé, prepara um rápido café da manhã e percorre o Mercado de Flores fazendo compras de plantas ornamentais e frutíferas que distribui em sua cidade. Carrega o caminhão e retorna para casa perto do horário de almoço. Em épocas de maior demanda por flores e plantas, como no fim de ano, Sueli faz este percurso até duas vezes por semana.
 
Dona de um sorriso sincero e de uma simpatia única, Sueli diz que se acostumou com o trajeto longo e com o pernoite no caminhão. “Fico dentro do mercado fazendo compras o mesmo tempo que gasto para chegar aqui. Não tenho do que reclamar. Até acostumei”, afirma mostrando muita disposição.
 
“Compro direto do produtor por um preço acessível”, comenta ela sobre o Mercado na Ceasa Campinas. Além da vantagem financeira, observa as mudanças do entreposto nesses quase 20 anos. “O mercado aumentou, se organizou”, avalia.
 
Graças ao esforço de empreendedores como Sueli, a Ceasa Campinas consegue garantir a distribuição de flores e plantas ornamentais por todo Brasil, abastecendo 40% dos produtos do setor atacadista do país. Numa área de 100 mil m2, o Mercado de Flores da Ceasa oferta cerca de 6 mil toneladas de produtos mensalmente: são mais de 20 mil variedades de plantas e 5 mil itens e acessórios para decoração e paisagismo.