Encontro de Ceasas: 1º dia destaca importância do setor para agricultura e alimentação saudável

Campinas reuniu nesta quarta-feira, 4 de dezembro, cerca de 200 pessoas de 25 ceasas de dez estados do país e convidados no Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento. O primeiro dia de trabalho foi marcado pela discussão sobre o papel estratégico das ceasas e sua importância para a agricultura brasileira e para a garantia de uma alimentação saudável.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da abertura do Encontro salientando que o debate sobre abastecimento é estratégico em um país de grandes dimensões como o Brasil. Ele também falou da satisfação de receber o evento na cidade. “A população de Campinas tem uma forte ligação com a agricultura. Boa parte dela vem do campo, como eu. Temos também importantes institutos de pesquisa, a nossa Ceasa e uma expressiva produção de frutas”, explicou.
O presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli, falou sobre o Manual de Boas Práticas das Ceasas que será elaborado durante o Encontro. “Queremos um Brasil muito melhor e a estrutura do Manual vai garantir avanços e o sucesso das ceasas”, disse. O Plano Nacional de Abastecimento (PNA) e o Projeto de Lei 174 – que regulamenta as atividades das ceasas após 40 anos de sua criação – foram destacados como avanços pelo presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Mário Maurici de Lima Morais, que também preside a Ceagesp, de São Paulo.
O superintendente federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim – que representou o ministro, contou como a agricultura brasileira deixou de ser importadora de alimentos, há 40 anos, para quinta maior produtora mundial atualmente. “Criamos a Embrapa, as emateres, estimulamos a migração, investimos na ocupação e na indústria de consumo”, enfatizou.
Também participaram da abertura o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de São Paulo, Alfredo Coli; os dirigentes das associações que representam os permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa e Aproccamp), Emílio César Favero e Newton Erbolato Júnior; além de outras autoridades e convidados. Houve ainda uma apresentação da orquestra de crianças e adolescentes do Centro Promocional Tia Ileide – o Projeto Allegro.
Estavam presentes no Encontro ceasas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Ceará. Do estado de São Paulo estavam representados entrepostos de 16 cidades paulistas: Campinas, São Paulo, Sorocaba, Santo André, Araraquara, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca, Guaratinguetá, Araçatuba, Marília, Bauru, Piracicaba, Marília, Jundiaí e Ribeirão Preto.
Reunião e palestras
O primeiro dia do evento aconteceu no Hotel Dan Inn e contou com uma reunião da diretoria da Abracen e duas palestras. A Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Frutas, Verduras e Legumes foi destacada pela diretoria e terá a segunda etapa implantada em 2014. O pesquisador da Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda, fez um panorama da agricultura brasileira no século 21 abordando sustentabilidade, produção e produtividade.
O pesquisador do Instituto Biológico de São Paulo, Marcos Roberto Potenza, falou a segurança dos alimentos que consumimos.
O carregador e artista plástico autodidata da Ceasa Campinas, Claudemir Nunes Domingos, conhecido como Burá, foi homenageado no evento. Ele é autor do quadro com imagens de flores e hortifrútis que foi gentilmente cedida para ser utilizada como logotipo do Encontro das Centrais em Campinas.
Programação
O Encontro Nacional é promovido pela Abracen e vai até o dia 6 de dezembro. Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a programação é na Ceasa Campinas. Os dirigentes e técnicos de ceasas participam de uma visita monitorada à central campineira, de uma palestra com a coordenadora e o veterinário da Vigilância Sanitária de Campinas, Salma Regina Rodrigues Balista e Felipe Roberto Vita Pedrosa e de oficinas para construir o Manual de Boas Práticas.
A exposição de tecnologia voltada para a agricultura e de quadros pintados pelo carregador Burá da Ceasa Campinas, também integram a programação desta quinta. Na sexta-feira, 6 de dezembro, o grupo visita uma fazenda em Itupeva (SP), na região de Campinas.