Encontro de Ceasas tem exposições de tecnologia e artes

Paralelo aos debates sobre o manual de ceasas, o Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento nesta quinta-feira, 5 de dezembro, contou com duas mostras. Os participantes do segundo dia do evento - que acontece na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) - puderam apreciar uma exposição de artes e outra de tecnologia.
Cinco empresas apresentaram produtos voltados ao agronegócio. A Vital Tree expos sua tecnologia de frutas tropicais desidratadas como abacaxi, manga, maçã e banana. A Cetus mostrou soluções de tecnologia da informação personalizadas. O desenvolvimento de softwares e projetos de automação para a agricultura foi o produto apresentado pela Agroinfo.
A Joongbo mostrou suas embalagens de polietileno expandido para proteger hortifrútis. O Sebrae SP também participou apresentando seus serviços de consultoria, orientação e outros recursos voltados para o pequeno produtor rural e empresários. A Vital Tree e a Agroinfo são empresas incubadas na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), ligada à Prefeitura de Campinas.
Carregador artista
Na entrada do prédio onde ocorre o Encontro, ficaram expostas 11 obras do carregador que trabalha como autônomo no Mercado de Hortifrútis da Ceasa Campinas, Claudemir Nunes Domingos, conhecido como Burá. Ele é artista plástico autodidata e autor do quadro com imagens de flores e hortifrútis que foi gentilmente cedida para ser utilizada como logotipo do Encontro de Ceasas em Campinas.
Mesmo sem ter acesso a cursos, Burá conseguiu dominar as técnicas de artes plásticas com o esforço pessoal. Ele pinta há dez anos, inspirado em um amigo que também gosta do ofício.
No pouco tempo que tem livre, produz cerca de dois quadros por mês. Além de retratar o que envolve seu cotidiano na Ceasa – frutas e flores – gosta de pintar natureza morta e paisagens rurais e litorâneas.