Encontro define manual de boas práticas para as Ceasas

Um guia para orientar os gestores das ceasas brasileiras. Esta é a definição do membro da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e gerente da Ceagesp, de São Paulo, José Lourenço Pechtoll, para o Manual de Boas Práticas das Ceasas. O documento foi discutido e teve suas bases definidas nesta quinta-feira, 5 de dezembro, no segundo dia do Encontro Nacional de Ceasas, que acontece em Campinas. 
As 25 ceasas participantes do Encontro, de dez estados brasileiros, estiveram na Ceasa Campinas o dia todo debatendo os cinco eixos do Manual: infraestrutura e logística das centrais de abastecimento; serviços de alimentação e beneficiamento; gestão de resíduos e sustentabilidade; qualificação dos agentes das ceasas – diretores, técnicos, permissionários e trabalhadores; sistemas de informação e comércio para a rastreabilidade e atendimento às exigências do mercado.
Com uma metodologia dinâmica, os participantes apresentavam em um papel soluções, necessidades e opiniões sobre os temas discutidos que formaram um grande painel. A partir desta base de informações extraídas e aprovadas por todo o grupo de trabalho, foi formada uma comissão com três dirigentes de ceasas que vão editar e redigir o Manual: o gerente da Ceagesp, Pechtoll - que coordenou os trabalhos - e os diretores da Ceasa Campinas (SP) e da Ceasa Espírito Santo (ES), Claudinei Barbosa e o Carmo Robilotta Zeitune.
“O grupo vai sistematizar o Manual que será apresentado na próxima reunião da Abracen, em março de 2014”, contou Pechtoll. Segundo ele, faz tempo que a Abracen sente a necessidade de adotar um instrumento para nortear as ceasas para que elas sejam mais proativas. O Manual vai mostrar diretrizes que todas as ceasas podem seguir voluntariamente para aumentar sua competitividade e atender as exigências do mercado atual. Ele vai ajudar a modernizar as centrais brasileiras para que garantam a qualidade dos produtos, o aperfeiçoamento do comércio, da estrutura e dos procedimentos.
Antes do debate sobre o Manual de Boas Práticas, o veterinário da Vigilância Sanitária de Campinas, Felipe Roberto Vita Pedrosa, ministrou uma palestra sobre as diversas formas de contaminação dos alimentos e os graves problemas que podem causar para a saúde humana.
Último dia
O Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento começou no dia 4 de dezembro. Participam ceasas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Ceará.
Do estado de São Paulo estavam representados entrepostos de 16 cidades paulistas: Campinas, São Paulo, Sorocaba, Santo André, Araraquara, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca, Guaratinguetá, Araçatuba, Marília, Bauru, Piracicaba, Jundiaí e Ribeirão Preto. Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, é o último dia do Encontro. A programação é uma visita técnica a uma fazenda em Itupeva (SP), na região de Campinas.