Entidades recebem arrecadação do Dia da Coleta

A entrega das três toneladas de produtos angariados no Dia Nacional da Coleta de Alimentos reuniu nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, no Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura, os organizadores do evento e os beneficiados pela arrecadação. Os mantimentos coletados foram entregues&nbspa 16 entidades assistenciais de Campinas.

&nbsp

Para o diretor do Instituto Popular Humberto de Campos, Ronaldo Vieira de Araújo, presente no ato de entrega da coleta, a doação é fundamental. “Tudo que vem de arrecadação é importante, pois dependemos 80% delas, tanto de alimentos quanto de roupas e móveis que vão para nosso bazar”, avalia. O Instituto, segundo ele, atende 180 crianças carentes de 4 a 10 anos de idade.

&nbsp

A diretora da Associação de Assistência Bem Me Quer, Maria José Aparecida, que também participou do ato, relatou sua experiência pessoal e reforçou a importância do trabalho voluntário. “Fiquei doente e sozinha com dois filhos e senti o quanto é importante um apoio. O voluntariado me curou. Se cada um fizesse um pequeno gesto as pessoas necessitadas conseguiriam viver de melhor”, disse. A Associação atende cerca de 50 famílias carentes com tuberculose.

&nbsp

A coordenadora do Dia da Coleta na cidade, Stela Maris Rinke, explicou que a Coleta também tem um objetivo educativo. “As três toneladas são o resultado de um ano de trabalho. Em Campinas, a sociedade civil se moveu de forma diferenciada. Escoteiros, soldados do exército, universitários e religiosos participaram do evento. Queremos cada vez mais mobilizar a sociedade”, disse.

Stela disse ainda que uma das vantagens de encaminhar os alimentos arrecadados para o Banco é garantir que sejam rapidamente distribuídos. “Os alimentos não ficam perdidos ou guardados. Temos que entregá-los em, no máximo, 15 dias”, reforçou. Também participaram da entrega representantes do Banco de Alimentos, da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) -onde funciona o órgão -, e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Campinas (Comsea).

&nbsp

Dia da Coleta

&nbsp

Promovido pela organização não-governamental, Associação Companhia das Obras do Brasil (CdO), o Dia da Coleta foi realizado no dia 8 de novembro em cinco supermercados de Campinas: as unidades Guanabara e do Jardim Londres do Paulistão, o Enxuto, o Covabra e o Barão, e mobilizou 280 voluntários. Todos os produtos coletados foram destinados ao Banco de Alimentos para, após análise técnica, serem encaminhados às entidades.

&nbsp

A coleta de alimentos ocorreu também em outras 16 cidades do país: Barreiras (BA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Teresópolis (RJ). No total foram 111 estabelecimentos, resultando em 58.112 quilos de alimentos arrecadados.

&nbsp

Serviço


O Banco Municipal de Alimentos tem como objetivo arrecadar alimentos em eventos, empresas, supermercados e outros para doar a entidades assistenciais. Hoje cerca de 150 entidades são atendidas e 30 mil pessoas beneficiadas. Além disso, o Banco é responsável pela distribuição de mais de seis mil cestas básicas do Programa Prato Cheio Campinas, da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social. Para outras informações o telefone é o (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.