Entrega de 25,5 toneladas de produtos arrecadados durante a 2ª Gincana da Solidariedade

Foi realizada nesta terça-feira, dia 7 de outubro, no Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas, a entrega oficial de 25,5 toneladas de produtos arrecadados durante a 2ª Gincana da Solidariedade promovida pelo Grupo de Recursos Humanos (GRHUS). As doações da Gincana foram revertidas para o Banco e beneficiaram cem instituições de Campinas com alimentos, roupas, brinquedos e até livros.

A entrega reuniu onze instituições beneficiadas, representantes do Banco de Alimentos, das empresas que compõem o GRHUS e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Campinas (Comsea). Das 25,5 toneladas, o órgão recebeu 14 mil quilos de batata na semana passada que já foram distribuídas. O GRHUS reúne o setor de RH de 50 empresas da região e realizou a Gincana de julho a setembro. No ano passado a primeira edição da atividade arrecadou 14,7 toneladas que também foram repassadas para o Banco de Alimentos.

Para José Marcos Velasco, presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona o Banco, ações como essas mostram que é possível diminuir a carência de alimentos. "Foram arrecadados mais de 25 toneladas, é um volume significativo que representa muito para aqueles que precisam. Só temos que agradecer ao GRHUS e às empresas por esta iniciativa", disse.

Segundo Maria Lúcia Feltrin, coordenadora do GRHUS, há uma preocupação por parte das empresas em relação à responsabilidade social. "Além de trocar experiências profissionais, procuramos ajudar o próximo através de projetos sociais", explica. Para ela, estes trabalhos só são possíveis através de parcerias, como a da Ceasa e do Banco de Alimentos.

A vice-coordenadora do Grupo, Veroni Domhof, elogiou a organização do Banco de Alimentos. "Fiquei impressionada com a agilidade de todos. Por ser perecível, a doação de batata tem que ser distribuída rápido. Na terça-feira as entidades já foram catalogadas e no mesmo dia o produto já começou a ser distribuído pelo Banco", relatou.

Sinval Ferreira, voluntário da Associação Beneficente Semeando Esperança estava no local para receber a doação. "Quando chegamos aqui nosso coração enche de alegria. São ações deste tipo que nos ajudam e incentivam a continuar nosso trabalho. Atendemos 50 crianças, muitas que têm pai e mãe presidiários e que precisam muito de ajuda", disse emocionado.

Serviço

O Banco Municipal de Alimentos arrecada alimentos em eventos, indústrias, supermercados e outros para doar a entidades assistenciais. Hoje atende cerca de 150 entidades e beneficia aproximadamente 30 mil pessoas. É também responsável pela distribuição de mais de seis mil cestas básicas do Programa Prato Cheio Campinas da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social. Para mais informações ligue para (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.