Entreposto Campineiro no mundo do abastecimento para o futuro

O Brasil figura entre os principais produtores mundiais de frutas. Nas compras do dia a dia, o consumidor tem acesso a uma lista ampla de frutas frescas, que chegam às Ceasas vindas de países vizinhos do sul do continente, da Europa e Estados Unidos.

Administrar uma Central de Abastecimento exige capacidade técnica, esforço e muita dedicação. O administrador e advogado Dr Mário Dino Gadioli – Diretor Presidente da Ceasa Campinas, frente a importante tarefa de sua gestão, tem implantado rotinas de trabalho cujo desafio é reduzir gastos, mantendo a qualidade dos serviços e a variedade de produtos. E a Central tem conseguido bons resultados com essa medida.

Outra ação importante, é a benfeitoria que faz parte da construção de duas novas estruturas para carregamento e descarregamento de cargas, para elevar a logística e o tráfego de veículos do mercado de hortifrutis.

O Entreposto Campineiro (Ceasa) é o local de centralização de produtos originários de diferentes regiões do Brasil, exterior e dos diferentes agentes de produção, transporte e comercialização: atacado, varejo e serviço de alimentação. A qualidade e a quantidade do produto que chega a Ceasa é o resultado da tecnologia aplicada na produção e na pós-colheita.  O acesso do consumidor a um produto fresco e saudável como os da Central, é o resultado da agilidade na comercialização e dos cuidados no manuseio e a conservação do produto.

O Entreposto Campineiro (Ceasa) é grandioso pela sua importância no abastecimento, pelo grande volume comercializado, pela qualidade dos seus produtos.  É sem dúvidas um centro logístico eficiente de recebimento e distribuição dos produtos, um centro de informação, desenvolvimento, capacitação, controle de qualidade e de apoio ao produtor, varejo e ao serviço de alimentação.

Não somente com a atividade atacadista, o entreposto administra dois espaços de varejo. São áreas comerciais próximas de terminais de ônibus. E para incentivar o consumo de FLV, oferece dois varejões: um localizado dentro da própria Central, e outro no Complexo Viaduto Miguel Vicente Cury. São oferecidos para o consumidor final frutas, legumes, verduras, pescados, ovos e outros produtos típicos das feiras-livres.

O entreposto vai além, atualmente inovou com a criação de site, semelhante a uma vitrine virtual para exibição dos produtos comercializados por seus permissionários. O projeto é uma busca de novas tecnologias para auxiliar na alavancagem de novos negócios, ampliando o mix de alternativas de divulgação.

Também, em 2015 o Entreposto Campineiro será a sede do Congresso da WUWM (União Mundial de Mercados Atacadistas), que é uma associação sem fins lucrativos e que tem como objetivo, promover entre a comunidade internacional, o papel essencial desempenhado pelos mercados para garantir a disponibilidade e o fornecimento de produtos alimentares.

A Ceasa tem uma excelente localização, fica na rodovia Dom Pedro I, com acesso às principais estradas interestaduais e ao Aeroporto de Viracopos. Em uma área de 500mil metros quadrados, a Ceasa Campinas recebe cerca de 15 mil pessoas por dia e investe em tecnologia.

A Ceasa Campinas surgiu em 1975, uma empresa de capital misto destinada a dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura, mas a Central vai muito além de uma estrutura de comércio. Como um equipamento público, a empresa está atenta às demandas sociais, por isso atua como um suporte municipal às políticas sociais e de segurança alimentar da cidade - uma combinação do trabalho emergencial de distribuição de alimentos com ações de geração de trabalho e de transferência de renda.

O sucesso dos permissionários – atacadistas – carregadores - prestadores de serviço - produtores, e da Ceasa andam juntos e exigem que trabalhemos em harmonia.

Enfim, a Ceasa Campinas é mais que um centro de distribuição é Fonte de Saúde!