Escola de samba Unidos do Shangai percorre os pavilões e galpões da Ceasa

As mais de 15 mil pessoas que circulam pela Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) conferiram novamente nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, o samba no pé da Unidos do Shangai, escola que irá homenagear o entreposto no Carnaval campineiro de 2009. Desta vez, passistas, membros da bateria e a equipe de apoio percorreram os pavilhões e galpões dos dois mercados: o de hortifrutigranjeiros e de flores e plantas ornamentais.

Animando compradores, permissionários e funcionários, a escola do Grupo Especial do Carnaval de Campinas aqueceu a comunidade para a folia de momo e convidou todos a participar do desfile da agremiação que será na terça-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro, às 21 horas. O enredo da Unidos do Shangai é Abastecendo a folia, o Shangai apresenta a Ceasa, orgulho de Campinas, abordará o papel da Ceasa no abastecimento local e nacional, do Mercado de Flores, dos programas de segurança alimentar, sociais e ambientais. O sambódromo de Campinas fica na avenida Magalhães Teixeira, na Vila Industrial.


Entre os que assistiam ao aquecimento do Carnaval, estava a permissionária e diretora da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas e Associado (Aproccamp), Susan Hamuri Sassaki. Segundo ela, homenagear a Ceasa na avenida é um jeito de popularizar o entreposto.É a primeira vez que seremos enredo de uma escola de samba e isso só trará benefícios para os mercados, explica. Para Susan, essa é uma forma de interagir com a comunidade e mostrar a todos o trabalho e a importância da quarta maior Central de Abastecimento do Brasil. Outro permissionário presente era Luis Benedito Bacher, há sete anos no entreposto. Para ele, toda homenagem é válida já que reforça o funcionamento dos dois mercados.Espero que essa iniciativa se repita mais vezes, completa.

Incentivo

A história de Kátia Marie Tagliari, diretora de Carnaval da Unidos do Shangai há dois anos, foi um dos incentivos para a escolha da Central como tema da agremiação.Em 2008 descobri que estava doente e devido ao tratamento preciso ingerir muitas frutas, legumes e água de côco, ressalta. Uma das frutas mais importantes no tratamento é a graviola, que ela encontra na Ceasa.Compro frutas como graviola e tomate aqui além da água de côco que é essencial na hidratação do meu corpo, completa. Kátia conta também que faz propaganda do entreposto.Falo para todos que estão na mesma situação que eu que aqui é possível encontrar frutas de boa qualidade para que possamos complementar nosso tratamento, finaliza.

Campanha

Aproveitando a mobilização de hoje, o ambulatório médico da Secretaria Municipal de Saúde que funciona na Ceasa distribuiu cerca de dois mil preservativos para quem estava presente na Central.A atividade faz parte do Programa DST/Aids que está realizando campanha no Carnaval desse ano. Durante toda a semana, o ambulatório vai realizar atividades de conscientização e orientação nos mercados da Ceasa, além de oferecer a coleta de sangue para testes de HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis, informou a coordenadora do ambulatório, Maria Cristina Siqueira Meneshino Prini.