Estande da Ceasa destaca sistema de produção no setor agrícola

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) exibe, até o dia 7 de maio no 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, vídeos explicativos sobre toda a cadeia produtiva dos principais hortifrútis agrícolas. A iniciativa é uma preocupação da Central em disseminar conteúdo e informação sobre a produção rural, do campo até a mesa do consumidor, incentivando a alimentação saudável e a valorização do homem do campo.

O conteúdo vai ao encontro da temática escolhida para representar o evento: “Produtividade – A Serviço do Consumidor”. Por definição, produtividade é prática que é cada vez mais utilizada em diversos segmentos para gerar resultados, com foco no melhor atendimento aos consumidores.

Segundo o Diretor Técnico Operacional da Ceasa Campinas, Claudinei Barbosa, o estandeassociou a evolução das embalagens de hortifrutigranjeiros e o tema da feira, produtividade a serviço do consumidor. “No passado, a produção se caracterizava por plantar e vender. Hoje, além de plantar e trabalhar na eficiência da produtividade, o produtor precisa fazer todo o processo, desde a logística ate a classificação do produto, para atender a necessidade do consumidor final”, ressaltou.

Para o permissionário da Nacional Hortifrútis, Josemar de Souza, produtividade diz respeito a produzir mais, com a mesma qualidade. “Realizamos todos os processos da cadeia produtiva, desde a produção ate o consumidor. A iniciativa de expor esses vídeos aqui mostra aos visitantes essa cadeia. Produtividade é ter uma gestão mais eficiente do negocio”.

O gerente comercial da Coal, Antonio Mauricio Nardin, explicou que aumentar a produtividade no setor agrícola requer uma visão mais complexa da produção, pois atinge uma série de fatores. “O produtor deve utilizar a tecnologia a seu favor, desde a escolha da semente, até o uso da internet como aliado no processo de produção. A participação em feiras como esta é importante pois possibilita a troca de informações com outros produtores, com o setor comercial e também com o consumidor final”, afirmou.

O PIB do país avançou 0,1% em 2014, alavancado principalmente pela agricultura (0,4%) e pelos serviços (0,7%). De acordo com o IBGE, a variação positiva da agropecuária decorreu do crescimento da produção de culturas importantes, como a soja (5,8%) e a mandioca (8,8%).

A voluntária Marilice Silva, ficou emocionada com os vídeos e com o estande apresentado na feira. “Meu sonho era fazer agronomia, mexer com a terra, plantar. Fico realmente encantada com todo esse conhecimento exposto no evento. A produção de alimento é a base de tudo”, finalizou.

Além disso, a Central campineira está distribuindo, a cada hora, hortifrutigranjeiros cedidos por seus comerciantes. Maçã Benassi e Frutas Consul, Cenoura São Gotardo, Imãs de geladeira Andrade Sun Farms, Limões Citrus Tree, Mamões Trop Sabor, Ponkan Okuma, Lápis Semente Tropical, Canetas e chaveiros Bananas Nacional e Casa de Frutas Campinas.

 

Confira as fotos do segundo dia do evento: https://www.flickr.com/photos/123602490@N05/