Estiagem exige mais cuidados dos produtores rurais

A estiagem prolongada das últimas semanas não chegaram a afetar a oferta e preços nos mercados da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), mas tem exigido mais cuidados dos produtos rurais. Segundo o coordenador do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa, Márcio de Lima, as chuvas no mês de junho, atípicas para a época, acabaram gerando uma reserva hídrica que ajuda a enfrentar o tempo seco.
“A situação, por enquanto, está normal, sem problemas de oferta de produtos ou de perdas. Outro fator que contribui é que apesar de os dias serem quentes, as temperaturas a noite são amenas, o que ajuda muitas culturas”, explicou o coordenador.
O produtor Paulo Roberto Antunes usa a técnica de irrigar suas plantações no final da tarde. “Uso aspersores para deixar tudo molhado porque as plantas ficam a noite toda úmidas e melhora muito. Se irrigar de dia, evapora e, dependendo da situação, pode até queimar as plantas”, contou. Antunes produz diversas variedades de hortaliças folhas - couve, almeirão, catalonha, ervas - além de lichia e limão. Ele disse que está usando sim maior quantidade de água, mas nada que chegue a ser necessário repasse para os preços.
Para Edson Cucculi, que tem produção de hortaliças folhas e legumes, a necessidade de irrigação aumenta muito com este tempo. “As plantas estão sentindo o calor e precisam de bastante água por isso reforço a irrigação, mas nada é igual à chuva. O que ajuda é que choveu um pouco no inverno, o que não é comum e não está faltando água”, relatou ele.
Por outro lado, segundo Cucculi, a seca é boa para pimentão, berinjela e tomate porque evita fungos e doenças que proliferam quando chove muito. “Ainda não está afetando porque a noite esfria e a planta gosta, mas se continuar muito pode ficar difícil”, avalia o produtor de couve e repolho, Vanderlei Antônio Minarello.
Flores
No Mercado de Flores e Plantas Ornamentais o período de estiagem não altera o setor, conforme o coordenador do Mercado da Ceasa, Fábio Frainer. “Flores e plantas são culturas onde existe a aplicação de muitas tecnologias e há várias produções em estufa hoje em dia”, conta Frainer. Ele explica que a seca exige mais preocupação principalmente para as plantas de paisagismo que são cultivadas a céu aberto.
O produtor Roque Camargo conta que a estiagem é ruim para a grama, produto com o qual ele trabalha. “Tem que irrigar mais. No entanto, esta época é mesmo de seca então nós já temos isso planejado, sabemos que a produção vai ser menor. Até porque a grama, independente das chuvas, fica em dormência no inverno”, reportou o produtor.