Estudantes de Faculdade visitam a Ceasa-Campinas

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, grupo de estudantes da Facamp. Foram ao todo 32 alunos. A visita faz parte das atividades da disciplina padrões de consumo, que integra o currículo do primeiro semestre do curso de propaganda e marketing da Faculdade.
Segundo Marília Tunes, docente do curso, a ideia da visita é proporcionar aos estudantes contato com a prática da profissão. "Estamos estudando padrões de consumo alimentar. O currículo inclui aulas de distribuição. Trouxemos os alunos para que eles tenham contato com a prática", explicou.
Para o assessor da Central, Francisco Homero Marcondes, na visita à Ceasa os alunos podem observar as variedades de produtos, as formas de embalagem, a estrutura de comercialização, as câmaras de climatização, a logística, o transporte entre outros aspectos de um espaço atacadista. “É muito rico, fazemos uma apresentação da Ceasa no auditório e depois, andamos conhecendo e mostrando tudo isso. Eles têm oportunidade de manusear, perguntar e conhecer melhor uma central de distribuição”, comentou.
Serviços:
A Ceasa-Campinas tem um programa de visitas monitoradas e recebe estudantes do ensino infantil ao universitário, principalmente das áreas de nutrição e agronomia. Há ainda grupos da terceira idade, de outras ceasas, produtores rurais, pesquisadores e visitantes de outros países. Este ano agricultores do Canadá e da Holanda já estiveram na Central. Em 2013, o programa recebeu 45 grupos de visitantes, um total de 938 pessoas.
O assessor, Francisco Homero Marcondes é o responsável pelo programa no Mercado de Hortifrútis e acompanha a maioria dos grupos. Ele explica que há uma apresentação da empresa no auditório, depois são visitados os setores de interesse dos visitantes como a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que faz a coleta seletiva no entreposto.