Estudantes visitam a Ceasa

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nos últimos dias a visita de dois grupos de estudantes. Na quarta-feira, dia 4 de maio, oito alunos da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp estiveram na Central como parte das atividades práticas da disciplina termodinâmica que integra o currículo do quarto semestre do curso.

 

Segundo Ricardo Baldassim Júnior, auxiliar docente do curso, a idéia da visita é proporcionar aos estudantes contato com a prática da profissão e despertar interesses. "Uma parte do curso é bastante conceitual, por isso é importante que eles tenham uma visão das etapas posteriores, onde vão usar este conteúdo. Conhecemos as estruturas de um mercado atacadista, as câmaras frias, o transporte, a embalagem para dar uma noção da abrangência e amplitude do processo produtivo e de distribuição", explicou.

 

Educação alimentar

 

Outro grupo de 50 alunos do segundo ano do ensino fundamental visitou a Ceasa-Campinas no dia 28 de abril. Eles estudam na EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, do Jd São Marcos, bairro vizinho da Central e participam de um projeto de alimentação saudável que a escola implantou este ano.

 

A idéia, conta a coordenadora pedagógica da escola, Janey Silva, surgiu com a visita e palestra de uma nutricionista do Programa de Alimentação Escolar. "Explicamos que precisávamos que as crianças se interessassem por alimentos mais saudáveis. A nutricionista então sugeriu colocar o tema no projeto pedagógico da escola. E como parte deste projeto veio a visita à Ceasa. O objetivo é que elas conheçam de onde vêem os hortifrutis, de onde vem a merenda que recebem e a partir disso podemos trabalhar a melhoria dos hábitos alimentares. Os alunos podem, inclusive, ser agentes multiplicadores deste aprendizado em suas casas e na comunidade", esclarece a coordenadora. O programa de alimentação saudável na EMEF envolve 9 turmas, cerca de 300 alunos, 11 professoras e as cozinheiras da unidade.

 

Crescimento

 

A Ceasa-Campinas tem um programa de visitas minitoradas e recebe estudantes do ensino infantil ao universitário, principalmente das áreas de nutrição e agronomia. Há ainda grupos da terceira idade, de outras ceasas, produtores rurais, pesquisadores e visitantes de outros países. Este ano agricultores do Canadá e da Holanda já estiveram na Central. Em 2010 o programa recebeu 27 grupos de visitantes, 35% a mais que no ano anterior, com 20 grupos. Nos quatro primeiros meses deste ano o crescimento no número de visitas foi de 36%, 15, contra 11 do mesmo período de 2010.

 

O técnico de mercado, Francisco Homero Marcondes é o responsável pelo programa no Mercado de Hortifrutis e acompanha a maioria dos grupos. Ele explica que há uma apresentação da empresa no auditório, depois são visitados os setores de interesse dos visitantes como a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que faz a coleta seletiva no entreposto.

 

Para os grupos de crianças há uma parceria com a empresa Frutas Benassi que oferece uma degustação de frutas. Elas também recebem um material de pintura educativo sobre alimentação. Os adultos levam impressos gerais da empresa. No Mercado de Flores as visitas são responsabilidade da gerente do espaço, Ana Rita Pires Stenico, que em geral recebe produtores e técnicos interessados no setor.