Estudantes visitam Ceasa

redP1010729.jpgA Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nos últimos dias a visita de três grupos de estudantes. Na quarta-feira, dia 4 de maio, oito alunos da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp estiveram na Central como parte das atividades práticas da disciplina termodinâmica que integra o currículo do quarto semestre do curso.

 

Segundo Ricardo Baldassim Júnior, auxiliar docente do curso, a idéia da visita é proporcionar aos estudantes contato com a prática da profissão e despertar interesses. "Uma parte do curso é bastante conceitual, por isso é importante que eles tenham uma visão das etapas posteriores, onde vão usar este conteúdo. Conhecemos as estruturas de um mercado atacadista, as câmaras frias, o transporte, a embalagem para dar uma noção da abrangência e amplitude do processo produtivo e de distribuição", explicou.redIMG_2124.jpg

 

Estudantes da ETEC de Araras (SP), Professor Alberto Ferraz, estiveram na Ceasa no dia 14 de abril. Com 47 alunos do curso técnico de nutrição e dietética, a coordenadora, Lúcia Gonçalves de Lima, disse que a atividade faz parte da disciplina controle de qualidade dos alimentos. "É importante mostrar como chegam a nossa casa aquele tomate gostoso, a verdura fresquinha e que os alunos entendam melhor a cadeia alimentar dos produtos", avaliou.

 

Educação alimentar

 

Outro grupo de 50 alunos do segundo ano do ensino fundamental visitou a Ceasa-Campinas no dia 3 de maio. Eles estudam na EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, do Jd São Marcos, bairro vizinho da Central e participam de um projeto de alimentação saudável que a escola implantou este ano.

 

A idéia, conta a coordenadora pedagógica da escola, Janey Silva, surgiu com a visita e palestra de uma nutricionista do Programa de Alimentação Escolar. "Explicamos que precisávamos que as crianças se interessassem por alimentos mais saudáveis. A nutricionista então sugeriu colocar o tema no projeto pedagógico da escola. E como parte deste projeto veio a visita à Ceasa. O objetivo é que elas conheçam de onde vêem os hortifrutis, de onde vem a merenda que recebem e a partir disso podemos trabalhar a melhoria dos hábitos alimentares. Os alunos podem, inclusive, ser agentes multiplicadores deste aprendizado em suas casas e na comunidade", esclarece a coordenadora. O programa de alimentação saudável na EMEF envolve 9 turmas, cerca de 300 alunos, 11 professoras e as cozinheiras da unidade.

 

Crescimento

 

A Ceasa-Campinas tem um programa de visitas minitoradas e recebe estudantes do ensino infantil ao universitário, principalmente das áreas de nutrição e agronomia. Há ainda grupos da terceira idade, de outras ceasas, produtores rurais, pesquisadores e visitantes de outros países. Este ano agricultores do Canadá e da Holanda já estiveram na Central. Em 2010 o programa recebeu 27 grupos de visitantes, 35% a mais que no ano anterior, com 20 grupos. Nos quatro primeiros meses deste ano o crescimento no número de visitas foi de 36%, 15, contra 11 do mesmo período de 2010.

 

O técnico de mercado, Francisco Homero Marcondes é o responsável pelo programa no Mercado de Hortifrutis e acompanha a maioria dos grupos. Ele explica que há uma apresentação da empresa no auditório, depois são visitados os setores de interesse dos visitantes como a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que faz a coleta seletiva no entreposto.