Estudantes visitam a Ceasa

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nos últimos dias a visita de dois grupos de estudantes. Na terça-feira, dia 8 de abril, alunas do curso técnico em Nutrição e Dietética da Cepin/Fiec da cidade de Indaiatuba estiveram na Central como parte das atividades práticas que integra o currículo do curso.
A ideia da visita é proporcionar aos estudantes contato com a prática da profissão e conhecimento sobre a diversidade de alimentos ofertados, além dos programas sociais e funcionamento de uma Central. Os alunos participaram de uma apresentação sobre a Ceasa no auditório da empresa onde puderam tirar dúvidas sobre seu funcionamento, legislação e produtos. Depois excursionaram pelo Mercado de Hortifrútis para conhecer a variedade, as câmaras frias, a logística de carga e descarga, entre outros temas.
  Logística, distribuição e transporte
Outro grupo de 25 alunos do curso técnico de Logística e Transporte visitou a Ceasa-Campinas no dia 9 de abril. Eles também fazem parte da Cepin/Fiec de Indaiatuba, cidade vizinha de Campinas. Para o professor de logística e gestão de transporte, Jair Ruinho Gonçalves, o encontro possibilita conhecer na prática o que aprendem na teoria. “Visitamos normalmente empresas e feiras. A Ceasa é uma boa opção, pois tem alta importância na distribuição alimentar. Para os docentes, a visita supre a necessidade de várias matérias”, explica.
Visitas Monitoradas
A Ceasa-Campinas tem um programa de visitas monitoradas e recebe estudantes do ensino infantil ao universitário, de diversas instituições de ensino, nacional ou internacional. Este ano uma delegação Indiana e grupos de outros estados já estiveram na Central. Em 2013 o programa recebeu 45 grupos de visitantes, com 938 pessoas entre os meses de maio a dezembro.
O assessor da Ceasa, Francisco Homero Marcondes, é o responsável pela visitação nos Mercados e Programas Sociais que funcionam na Central. Ele explica que há uma apresentação da empresa no auditório, depois são visitados os setores de interesse dos visitantes como a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos e a Cooperativa de Trabalhadores que realizam a coleta seletiva no entreposto.