Estudantes visitam Ceasa para projeto de alimentação

redIMG_2310.jpgDe onde vêm os alimentos que comemos?  Para responder a esta pergunta alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Comunitária de Campinas vieram conhecer a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) nesta terça e quarta-feira, dias 14 de junho e 15 de junho. Outros dois grupos do colégio têm programada visita para os dias 21 e 22 de junho, totalizando cerca de 150 estudantes nas visitas.

Segundo a professora Mariana Volpado Mariutti a escola está desenvolvendo um projeto sobre alimentação. "A idéia é conhecer o caminho dos alimentos da produção até o prato. Já visitamos uma fazenda e agora a Ceasa. Trabalhamos diversos conceitos através deste projeto inclusive a educação alimentar", explica ela. A idéia surgiu, como relata a professora Malu Brusse, do encantamento com a alimentação escolar de uma creche pública de Campinas. "Fiquei maravilhada com a qualidade, soube que a Ceasa fazia este trabalho e resolvemos programar as visitas", afirmou.

Os alunos foram recebidos pelo presidente da empresa, Nivaldo Dóro, que explicou como funciona uma Central de Abastecimento e falou dos programas de segurança alimentar alicerçados na Ceasa. "O Programa de Alimentação Escolar de Campinas serve 255 mil refeições por dia e temos aqui um programa que reaproveita os resíduos, aqui a gente não perde nada. É muito importante a presença de crianças aqui na Ceasa, que tenham contato com esta realidade, conheçam estes trabalhos e saibam desde cedo de onde vem e aprendam a valorizar o arroz e verdura que comem", avaliou.

Os grupos visitaram o Mercado de Hortifrutis, conheceram como são armazenados e beneficiados os alimentos e ainda visitaram o Departamento de Alimentação Escolar, o Banco de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). A Frutas Benassi, empresa atacadista que atua na Ceasa, ofereceu uma degustação de frutas aos alunos.