Estudantes visitam Ceasa para trabalho de alimentação saudável

Um grupo de 40 estudantes do CEMEFEJA Paulo Freire, escola municipal que atende jovens e adultos, participou de uma visita monitorada pelas Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) nesta quinta-feira, dia 13 de setembro. O grupo veio acompanhado com três professoras e foi recebido pelo coordenador do Mercado de Hortifrutis da Central, Márcio de Lima, e pelo técnico de mercado, Heitor Corrêa.
A professora Edlaine Bergamin explicou que os alunos estão realizando um trabalho sobre alimentação saudável e por isso resolveram propor a visita. “Queremos acompanhar como é a venda, a circulação dos alimentos. Estas atividades externas dão sentido ao que eles estão aprendendo nas aulas. Tirá-los da sala de aula abre perspectivas”, contou ela.
Os alunos cursam do 1º ao 9º ano das séries do Ensino Fundamental. O grupo participou de uma apresentação sobre a empresa no auditório da Ceasa sobre como funciona e o que é uma Central de Abastecimento, os mercados de hortaliças e flores e também a respeito dos trabalhos de segurança alimentar e ambientais que são alicerçados não entreposto.
Eliseu Miller, de 16 anos, disse que nunca tinha vindo à Ceasa e estava feliz com a oportunidade. “É muito bom, fica mais interessante estudar. Eu saio de casa às 5h30 e só volto às 19h e acabo não me alimentando direito. Então é importante aprender mais sobre alimentação saudável para poder se alimentar direito”, comentou o aluno que cursa a 8ª série do curso de informática.
Depois da apresentação, o grupo excursionou pelo Mercado de Hortifrutis da Ceasa e conheceu melhor os trabalhos do Banco de Alimentos e da ONG Instituto para Programas de Alimentação (ISA) que coletam alimentos e distribuem a entidades assistenciais e famílias carentes.