Faculdade Anhanguera entrega 3,5 ton de doações ao Banco de Alimentos

Nem violência, nem humilhações. Na Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC), unidade 4, a recepção aos alunos que estão ingressando na universidade é realizada por meio do Trote Solidário. Nesta quarta-feira, dia 21 de março, o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas recebeu o resultado desta ação: a doação de 3,5 toneladas de diversos produtos de higiene e limpeza e mantimentos como arroz, feijão, leite, óleo, enlatados e outros.
 
Por meio de uma gincana, uma competição entre as salas, os cerca de mil calouros fizeram a coleta dos produtos. Participaram alunos de 15 cursos e a arrecadação ocorreu durante um mês, entre fevereiro e março. O Trote Solidário acontece todo semestre, há seis anos, em diversas unidades da FAC.
 
O diretor da Faculdade, Carlos Abrantes, explica que a atividade faz parte dos objetivos da instituição de ensino. “Além de buscarmos evitar o trote violento, a Anhanguera adota as ações de responsabilidade socioambientais na missão da FAC. Focamos na geração deste contexto de responsabilidade social como parte da formação dos alunos”, contou.
 
Segundo ele, a parceria com o Banco de Alimentos dá tranquilidade, pois, “o órgão é sério e criado legalmente para gerir e distribuir esta arrecadação”. Os produtos conseguidos no Trote vão para o Banco, que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), passam por pesagem, análise técnica de nutrição e depois são distribuídos entre as 105 entidades assistenciais que o órgão atende.
 
A coordenadora do Banco, Tânia Mara Evaristo Moumeso, esteve na Faculdade para receber a doação, agradeceu o apoio e reforçou a importância destas ações. “Estes alimentos vão ajudar a completar a refeição de crianças, idosos e outros em situação de risco social. Atendendo ao pedido da Faculdade, vamos atender prioritariamente as entidades localizadas no entorno da instituição”, explicou.
 
Gestão
 
Durante a visita da coordenadora do Banco de Alimentos à FAC4, ficou acertado com o diretor Abrantes o estudo de uma nova parceria. Tânia relatou as dificuldades enfrentadas pelas entidades assistenciais na gestão, na busca de recursos e na logística de atividades cotidianas. A proposta é oferecer apoio às entidades nestas questões por meio de estágio dos alunos.
 
O diretor se comprometeu estudar o assunto e adiantou que o estágio pode preparar funcionários das ONGs como agentes multiplicadores deste conhecimento. A coordenadora vai apresentar um projeto para discussão com a Faculdade.
 
Serviço
 
O Banco de Alimentos de Campinas é uma instituição de mobilização e parcerias que arrecada mantimentos e outros produtos em eventos, supermercados e empresas. As doações passam por análise técnica e são encaminhadas a 105 entidades assistenciais da cidade e beneficiam cerca de 45 mil pessoas. O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e tem cadastro permanente de doadores e voluntários para ajudar nas campanhas que pode ser feito pelo telefone (19) 3746-1063 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.