Falha na rede do BB faz Ceasa remarcar pregão eletrônico

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) vai reagendar o seu primeiro pregão eletrônico, uma espécie de leilão virtual, para efetuar compras do entreposto. O certame - marcado para às 9h30, desta segunda-feira, dia 7 de maio, para registro de preços de cinco lotes de produtos do Programa Municipal de Alimentação Escolar - teve de ser suspenso por volta das 10h40 horas, após o sistema do Banco do Brasil apresentar problemas para acesso das empresas participantes.
 “Iniciamos a disputa para o primeiro lote de compras de creme de leite, que tinha seis empresas cadastradas e que haviam apresentado propostas. No momento dos lances do pregão, apenas uma entrou e não apresentou nenhum lance. Abrimos o segundo lote para registro de ervilha e aconteceu a mesma coisa. Paralelo a isso, o nosso setor de suprimentos recebeu ligações de algumas empresas que não estavam conseguindo entrar no sistema para participar do certame. Entramos em contato com o Banco do Brasil e como o problema não foi resolvido suspendemos o pregão”, explicou o gerente administrativo e de recursos humanos da Central, José Anízio Marim.
Segundo ele, o gerente da Agência Setor Público do Banco, Marcos Cesar Rodrigues, admitiu o problema. Às 10h07, conforme Marim, o sistema de licitações do Banco do Brasil, registra a suspensão também de um pregão do Sistema Fiero – Sesi/Senai/IEL para compra de material de consumo (https://www.licitacoes-e.com.br/, licitação número 418640).
O pregão, informou o gerente, vai continuar do estágio em que se encontra, ou seja, só para abertura dos lances das empresas que já se cadastraram e apresentaram proposta e para todos os produtos previstos. A nova data deve ser definida ainda nesta terça-feira, dia 8 de maio, assim que a Ceasa tiver uma posição oficial do Banco do Brasil.
Para o registro de preços de creme de leite, ervilha e milho houve seis propostas, para leite condensado cinco e para farinha de mandioca sete empresas se interessaram e apresentaram proposta.
A pregoeira da Informática dos Municípios Associados (IMA), Marília Castanheira Benatti, esteve acompanhando o pregão na Ceasa nesta segunda-feira, juntamente com técnicos da Emdec, outra empresa da administração municipal que também vai iniciar esta modalidade de licitação.
Transparência
Para o presidente da Ceasa-Campinas, Sérgio Luiz Juliano, o adiamento não muda em nada a posição da empresa. “Vamos remarcar este o mais rápido possível e já temos o segundo pregão eletrônico marcado para o dia 21 de maio, para contratar uma nova de empresa de segurança para atuar na Central. Na próxima semana também vamos colocar no ar um Portal da Transparência ampliando a abertura de todas as informações de compras e contratos da empresa”, contou o presidente.
Segundo ele, as iniciativas seguem as diretrizes do prefeito que quer dar a maior visibilidade e transparência possíveis a todas as ações do poder público, em especial nos processos licitatórios.
O Portal da Transparência da Ceasa será hospedado no site da empresa www.ceasacampinas.com.br. Nele serão publicados os balanços contáveis da Central desde 2004, os pagamentos e faturamentos realizados desde 2011, o histórico dos salários dos funcionários a partir de 2009 e as atas de reunião dos conselhos Administrativo e Fiscal e das assembleias gerais da empresa.
Também estarão disponíveis no Portal a lista e valores de contratos e de fornecedores, além da gravação dos pregões presenciais editados. No site da Ceasa serão mantidas - com link na primeira página - as publicações dos editais e andamentos dos processos licitatórios.
Diferença
O pregão é uma modalidade de licitação para adquirir bens e serviços em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances e vence quem oferecer o menor preço. Há dois tipos de pregão, o presencial e o eletrônico.
Para o pregão presencial a empresa interessada em fornecer o serviço ou produto apresenta uma proposta por escrito e documentação minutos antes do pregão e envia um representante para estar pessoalmente na sessão. Junto com outros interessados o representante vai apresentando lances para baixar o valor até que se chegue num vencedor, como um leilão.
No pregão eletrônico é agendado o horário da sessão e os interessados fazem o credenciamento prévio e participam da sessão virtual, on line por meio do site, de qualquer lugar, apresentando seus lances até chegar em um vencedor.
Como participar
Os interessados em participar dos pregões eletrônicos da Ceasa devem fazer o cadastramento no site