Família é preocupação principal de Rei-Momo na Ceasa-Campinas

"Vive le Roi!" Mas que rei é esse, que tem o mandato de quatro dias girando em torno da folia? Com personalidade simpática, expansiva e contagiante? O Rei Momo, essa famosa figura carnavalesca, foi inspirada em um personagem da Antiguidade clássica. Na mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio. No Brasil, este personagem foi adaptado às festividades nacionais, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.
 
A tradição de eleger um monarca durante os quatro dias de comemoração apareceu primeiro no Rio de Janeiro, em 1933. Naquele ano, a coroa foi entregue ao jornalista Morais Cardoso, que ocupou o trono até morrer, em 1948. A novidade fez sucesso e hoje várias cidades brasileiras também escolhem seu Momo.
 
A Ceasa-Campinas tem o privilégio de reverenciar Marcel Milano, técnico de mercado da Central desde 2011, eleito este ano representante do personagem monarca da cidade de Itu. “Sou Ituano, mas gosto muito de Campinas. É uma cidade ótima para trabalhar, especialmente na minha área, que é a agrícola”, explica.
 
Casado há 28 anos, Marcel tem seis filhos. “Atrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher! Para mim, é a Kátia, minha esposa e eterna namorada. Sou hoje o que sou, por ela estar ao meu lado. Sempre me acolhendo nos momentos difíceis. Agradeço muito a companhia dela e a família linda que geramos juntos”, comenta.
 
“Minha opção sempre foi pela família. Conheci a Kátia no colégio agrícola. Ela já era formada no colegial, mas frequentava as aulas práticas”, lembra. Dos seis filhos, três estão fora de casa. Marcel será avô de um menino, Bernardo.  
 
Um dos hobbies preferidos do monarca Ituano é andar de bicicleta. “Quase toda tarde, ao invés de andar de carro, ando de bicicleta. Sou caseiro. Prefiro ficar em casa e reunir amigos lá. Além disso, sou católico praticante. Nasci no mesmo dia que Santa Rita de Cássia”.
 
O concurso para eleger o rei Momo da cidade de Itu privilegia critérios como a capacidade de comunicação do candidato, irreverência e uma pitada de samba no pé. “Fui coroado Rei Momo pela segunda vez este ano em Itu, minha cidade. Fizeram a eleição. Sambei no pé. Pensei comigo mesmo: o melhor vencerá. Acho que gostaram de mim”, conclui.
 
Durante o breve reinado, o monarca recebe a chave da cidade que, simbolicamente, governará durante o Carnaval. “Há uma cerimônia onde o prefeito entrega as chaves da cidade. Abrimos o carnaval com um bloco especial na avenida. Ficamos assistindo o desfile dos blocos e das escolas no palanque”, esclarece o eleito.
 
Milano comenta que a vitória na eleição deste ano inspirou uma de suas filhas, que trabalha numa instituição para pessoas com deficiência visual, a curtir a folia de forma intensa. “A instituição em que minha filha trabalha fará um bloco exclusivamente para os alunos e seus familiares. Todos irão aproveitar ao máximo”, revela.
 
E é graças ao profissionalismo de pessoas como Marcel Milano, que a Ceasa Campinas consegue garantir o abastecimento de mais de 500 cidades. São mais de 570 permissionários (comerciantes) em cerca de 830 lojas (boxes e pedras) que se destacam por garantir um mix completo do setor de hortaliças e frutas das comuns às mais exóticas, além de ovos, peixes, grãos, alimentos secos e cereais.