Festas de final de ano aquecem Mercado de Flores da Ceasa

O período de confraternizações, formaturas e festas que se intensificam no final de ano e a aproximação do Natal e do Réveillon movimentam o Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A oferta de algumas espécies chega a dobrar de volume e o público que visita o espaço também é ampliado. Todos querem garantir uma decoração bonita em ambientes internos de lojas, empresas, bancos, hotéis e principalmente nas residências.

 

 

Segundo a gerente do Departamento de Flores, Ana Rita Pires Stenico, nesta época do ano há um aumento na procura por flores em geral para presentes, decorações de estabelecimentos e de festas. "Para 2011, esperamos um aumento de 10% no volume total ofertado pelo Mercado em relação ao ano passado", avalia. Nos meses de novembro e dezembro o espaço comercializa em torno de 15 mil toneladas de milhares de variedades de flores e plantas e cinco mil de acessórios do setor.

 

 

A demanda é maior por flores nas cores que tradicionalmente simbolizam o Natal, como vermelho, verde e branco. A campeã em vendas, conforme a gerente, é a poinsétia, popularmente conhecida como bico de papagaio. Ela representa aproximadamente 60% da demanda de flores em vasos do período e, apesar de ser encontrada em tons rosa e branco, a mais comercializada é na cor vermelha.

 

 

As tuias, conhecida também por "pinheirinhos", são outra espécie muito procurada para a composição de árvores de Natal. "Entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro, a venda de pinheiros é o dobro de outros períodos do ano chegando a quase 50 mil vasos comercializados", conta Ana Rita. O Mercado possui tuias de diversas variedades e tons em tamanhos que vão de 30 centímetros até 3 metros de altura.

 

 

Outras opções em vasos bastante procuradas no período são begônias, kalanchoes, calandivas, gérberas, azaléias e bromélias, principalmente nas cores vermelha e branca. As flores cortadas, comercializadas em maços, nestas cores, também apresentam um aquecimento na procura, e as mais procuradas são as rosas, alstroemérias, gérberas, cravos, cravinas, celósias além das folhagens.

 

 

Manutenção

 

 

A gerente Ana Rita, lembra que, toda a decoração de Natal, quando feita com plantas vivas, deve seguir alguns cuidados para mantê-las bonitas por mais tempo. E até, como no caso das tuias, estas podem ser aproveitadas após o período das festividades, para o plantio em outras áreas, como em um jardim por exemplo. "No caso dos pinheirinhos, é importante molhar os vasos diariamente e colocá-los próximos de áreas com boa luminosidade. Para os arranjos ou buquês, devemos trocar a água diariamente do vaso e também cortar, na diagonal, a cada dois dias a ponta das hastes das flores. É preciso lembrar que as tuias e outras flores de decoração são vivas, e que precisam destes cuidados para se manter saudáveis por mais tempo", recomenda.

 

 Acessórios

 

 

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas também tem uma área de acessórios com diversos produtos para compor arranjos, decoração, paisagismo e outros. No setor há uma variedade grande de oferta de papéis, cestas, vasos e produtos em metal, vidro e cipó com motivos natalinos. "Nos acessórios calculamos que a comercialização chega a ser ampliada em 100% em relação a períodos normais", avalia a gerente.

 

Funcionamento

 

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas atende ao público geral de varejo na segunda e quintas-feiras das 13h às 16h30; terça, quarta e sexta-feira das 8h às 16h30 e sábado das 8h às 13h. No período de festa de final de ano, não haverá nenhuma alteração no funcionamento do espaço, pois o Natal e o Réveillon vão ser comemorados no domingo, dia em que o Mercado não abre.