Finados aumenta procura no Mercado de Flores

A semana que antecede o Dia de Finados, em 2 de novembro, amplia o movimento do Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A expectativa este ano é de um crescimento 5% na oferta de produtos em relação a 2008.  As flores mais procuradas são os crisântemos tanto nos potes de 14 e 15 centímetros de diâmetro como os mini-crisâtemos em potes de 11 centímetros. Também aumenta a venda de calanchoe, mais conhecida como flor do papai, a palma de santa rita e a calandiva. Este ano tem havido boa procura ainda pelo vaso de crisântemos chamado de bola belga, uma variedade da planta mais robusta e com mais flores.

 

Segundo a gerente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico, a venda de crisântemo, a preferida para a data, chega a aumentar três vezes. "Normalmente são comercializados cerca de 100 mil vasos por mês na Ceasa, mas no Finados o volume sobe para 300 mil", conta ela. As características da planta explicam a grande procura. O crisântemo, esclarece Ana Rita, pode ser mantido a sol pleno, é muito durável e exige pouca água, por isso, é ideal para a decoração nos cemitérios.

 

A flor é vendida na sua maioria em vasos devido à durabilidade e porque é mais fácil de cuidar, mas também pode ser encontrada cortada, ou seja, em maços de 22 hastes cada um. O volume ofertado vem crescendo a cada ano. Em 2008 foram ofertados 34.862 caixas de crisântemos no pote de 15 centímetros e 72 mil maços de corte da flor. No ano anterior a oferta do produto foi de 29.935 caixas e 70 mil maços.

O Dia de Finados é uma das datas que mais movimentam o setor de flores. O Mercado da Ceasa-Campinas funciona para o público em geral de segunda e quinta-feira, das 13h às 16h30; às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h. Para compradores cadastrados o horário especial é às segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h. O telefone para outras informações é o (19) 3746-1047.