Final de ano aumenta 20% a venda de frutas na Ceasa

No mês de dezembro há um aumento expressivo na venda de frutas na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Itens como abacaxi, ameixa, figo, lichia, manga, melancia, melão, nectarina, pêssego e uva são algumas das preferidas no período. O grupo de frutas tem um aumento na oferta de, aproximadamente, 20% em dezembro: sai de 30 mil toneladas, em média, de janeiro a novembro, para 36 mil no último mês do ano.  
 
Uma expectativa positiva para um país que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), é o terceiro em produção de frutas totalizando um volume de 46,4 milhões toneladas por ano. Conforme Francisco Homero Marcondes, técnico de mercado da Ceasa, as festas de Natal e Réveillon e o aumento do calor explicam o aumento na procura. "São variedade tradicionais de final de ano e indispensáveis nas ceias dos brasileiros. Além disso, é a época de safra de uma grande variedade de frutas quando elas estão com melhor qualidade e tendem a ter preços menores, dependendo da oferta a cada ano e da demanda", explica.   
 
Sebastião Domingos, gerente de vendas da empresa premissionária da Ceasa, Frutas Benassi, conta que uma das variedades mais procuradas é a uva niágara. "É uma uva típica da nossa região, vem de cidades como Jundiaí, Vinhedo, Louveira, Valinhos e de Campinas. É rotina, todo ano um grande consumo desse produto. Com a proximidade do Natal, a tendência é aumentar cada vez mais”, avalia.
 
Segundo a nutricionista e coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas, Maria Helena Antonicelli, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 4 a 6 porções de frutas por dia, um total de 100 quilos por ano, por pessoa. Mas dados do Ibraf apontam que o brasileiro consome apenas 33,5 quilos de frutas por habitante, anualmente. 
 
“O Brasil é rico na variedade e quantidade de frutas, mas somos o terceiro país em consumo. Além de comer in natura, as pessoas podem criar receitas para incluí-las no cardápio. Abacaxi, melancia, ameixa e goiaba, por exemplo, fazem parte da gama de opções que temos”, comenta.
 
Para a nutricionista, as frutas - assim como as verduras e legumes - são fundamentais para a saúde, pois são ricas em vitaminas, fibras e minerais. E ajudam também na hidratação do corpo no verão, conta ela, pois muitas têm grande quantidade de água. A dica de Maria Helena para incluir frutas e ter uma dieta mais saudável são os sucos naturais. “As pessoas podem começar tomando sucos, fazendo vitaminas ou incluindo frutas numa salada. Por exemplo, a manga pode ser consumida tanto em pratos doces quanto salgados”, sugere.
 
Receitas 
Suco da Horta
Ingredientes:
2 xícaras de chá de couve manteiga
1 litro de água
1 xícara de chá de polpa de maracujá
1/2 xícara de chá de açúcar (pode substituir por adoçante)
½ xícara de chá de suco de limão
 
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com a água. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe e junto os demais ingredientes. Sirva bem gelado.
 
Refresco de casca de mamão com laranja
Ingredientes:
1 xícara de chá de casca de mamão (higienizadas)
3 xícaras de chá de água
5 colheres de sopa de açúcar (opcional)
4 laranjas
1 limão
 
Modo de preparo:
Bata as cascas de mamão com a água e o açúcar. Coe. À parte esprema as laranjas e o limão e misture ao líquido. Sirvagelado.
 
Suco de casca de abacaxi com hortelã
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de casca de abacaxi (higienizadas)
6 xícaras (chá) de água
4 colheres (sopa) de hortelã
1 limão
5 colheres (sopa) de açúcar
 
Modo de preparo:
Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com água e a hortelã. Coe, acrescente o suco de limão e o açúcar. Sirva gelado.
 
Fonte das receitas: sesi.org.br