Flores para o dia de Finados

A semana que antecede o Dia de Finados, em 2 de novembro, amplia o movimento do Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A oferta de alguns produtos chega a crescer de 20 a 30% neste período, segundo a gerente do espaço, Ana Rita Pires Stenico.

As flores mais procuradas são os crisântemos tanto nos potes de 14 e 15 centímetros de diâmetro como os mini-crisâtemos em potes de 11 centímetros. Também aumenta a venda de calanchoe, mais conhecida como flor do papai, e calandiva.

Segundo Ana Rita Stenico, são comercializados em média 300 mil vasos de flores para a data, destes cerca de 200 mil são de crisântemos. A preferência, ela conta, se deve às características da planta. "Se mantido embaixo do sol, o crisânetemo dura mais tempo e exige pouca água, o que a torna ideal para a data, além de apresentar preços mais acessíveis quando menores", explica.

O produtor de crisântemo e atacadista da Ceasa há 33 anos, Denys Horita, ampliou o estoque este ano. "Já aumentamos nossa produção em 10% para acompanhar a procura dos clientes", explica. Segundo ele, é nessa semana que os negócios crescem. "O movimento tende a aumentar, ainda mais com a aproximação da data", avalia.

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas funciona para o público em geral de segunda e quinta-feira, das 13h às 16h30 às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h. Para compradores cadastrados o horário especial é às segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h. O telefone para outras informações é o (19) 3746-1047.