Fortalecimento do agronegócio na região de Campinas é pauta principal do 1º Encontro de produtores rurais de Campinas e região

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) registrou participação positiva no primeiro dia do Encontro de Produtores Rurais de Campinas e região, que aconteceu durante toda a quinta-feira, 27 de agosto.

O Secretário Estadual de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, fizeram a abertura do evento, que trouxe em sua programação cases de sucesso de produção e de políticas públicas para a agricultura.

Para o Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, a ocupação rural é muito dinâmica e muito viva. “Ela modifica o seu perfil de acordo com a situação econômica que tem, por exemplo, uma demanda por um produto ou uma característica do processo produtivo. A região do entorno da região de Campinas passa por um processo de recuperação da produção rural, ela tem alterado o seu perfil”, observou.

Jonas Donizette, prefeito de Campinas, salientou que Campinas é reconhecida como uma cidade industrial, mas que possui uma dimensão territorial com áreas rurais, com bastante produtores rurais. “O 1º Encontro tem dois objetivos: pensar políticas públicas que posam ajudar os produtores rurais em todas as áreas; e o segundo objetivo é fazer com que a área urbana reconheça a importância da produção de alimentos; é uma maneira de valorizar o produtor rural”, ressaltou.

 

A agricultura no presente e no futuro dos centros urbanos

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Dr. Evaristo de Miranda (Coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica – GITE da EMBRAPA), que explanou sobre a agricultura no presente e no futuro dos centros urbanos. “A agricultura próximo das cidades traz vantagens para o agricultor, que é a proximidade dos mercados mas também muita dificuldade. Existe a especulação, muitos roubos. As pessoas das cidades tem que se conscientizar da importância do agricultor e no zoneamento;  É fundamental que o zoneamento garantam esses pulmões verdes junto as cidades.

O produtor cada vez mais investe em tecnologia. No futuro, a agricultura não só vai fornecer alimentos, vai produzir saúde, através de alimentos multifuncionais. Estamos trabalhando para que as pessoas não procurem sua solução na farmácia, mas encontre isso nas Ceasas, nos mercados, graças a essas nova fase de produtos enriquecidos”, comentou..

Políticas Inovadoras de Incentivos às Áreas Rurais

A segunda palestra do dia foi ministrada pelo agrônomo, José Augusto Maiorano,(Diretor do Escritório de Desenvolvimento- CATI). Segundo o agronomo, a sociedade precisa entender que, além de produzir alimentos, o agricultor também preserva o ambiente. “Temos municípios incentivando boas práticas agrícolas de manejo. São recursos oferecidos ao produtor e que, ao ser aplicado, pode melhorar sua própria renda”.

Os diretores da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli e Claudinei Barbosa acompanharam as apresentações, que continuarão amanhã. A Central campineira conta também com um estande ornamentado com frutas doadas pelos permissionários do Mercado de Hortifrutigranjeiros e, como brinde, mudas também doadas por permissionário do Mercado de Flores e Plantas ornamentais.

Confira as fotos do evento e do estande da Ceasa Campinas, com os hortifrutis doados pelos permissionários:

https://www.flickr.com/photos/123602490@N05/albums/72157657844426192