Fórum elege cardápio da alimentação escolar de Campinas como referência

O cardápio da merenda escolar de Campinas foi definido como referência no 9º Fórum Nacional de Alimentação Escolar, que começou nesta quinta-feira, dia 23 de maio, em São Paulo. A cidade participou e foi classificada em 1º lugar num concurso da Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas (Fenerc), promotora do Fórum.
A coordenadora de nutrição do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Luciana Martinuzzo, apresentou no evento os detalhes sobre o funcionamento e o cardápio do Programa de Alimentação Escolar de Campinas, responsável por servir cerca de 240 mil refeições por dia em 600 unidades escolares.
O Fórum reuniu mais de 700 profissionais e gestores da merenda de todo o país e termina nesta sexta-feira, dia 24 de maio. Também estiveram presentes nutricionistas da Ceasa e da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo Paula Morcelli, coordenadora técnica do evento que integrou a comissão julgadora do concurso, foram considerados na escolha critérios como valor nutricional, harmonia, qualidade, variedade, adequação à faixa etária e porcionamento. “O que mais chamou a atenção no cardápio de Campinas foi a grande variedade de gêneros que compõem o menu. É um cardápio colorido, ou seja, bastante nutritivo”, avaliou ela.
Esta foi a primeira edição do concurso no Fórum e contou com dez cidades participantes. Duas delas, segundo Paula, foram escolhidas – a outra foi o cardápio de Paraibuna (SP). “Estas cidades, Campinas e Paraibuna, serão apresentadas no Fórum como cardápios modelo para alimentação escolar de todo país”, informou a coordenadora.
Variedade
Foi apresentado para concorrer ao concurso o cardápio das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) servidas em Campinas de 18 a 22 de fevereiro e de 25 de fevereiro a 1º de março deste ano. O menu apresenta refeições básicas em todos os dias da semana.
Os menus têm arroz e feijão preparados com alho e cebola naturais; uma fonte de proteína – frango, patinho, lagarto, peixe ou ovos com legumes. As guarnições utilizam legumes e verduras como milho, chicória, tomate, acelga, alface, repolho roxo, agrião, espinafre, berinjela e batata. Todos os preparos são assados ou cozidos, não há frituras.
Na sobremesa as frutas destas duas semanas foram banana e goiaba (produzidas na região de Campinas), mamão, melão, maça, laranja, além de salada de frutas por duas vezes, além de pudim de leite feito na própria escola. Uma vez por mês, na última sexta-feira – que compreende o período do cardápio avaliado – há um menu de festa das crianças com cachorro quente e molho de tomate e bolo de aniversário.
O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Educação e operacionalizado pela Ceasa Campinas.