Fotógrafa da Ceasa Campinas retrata cotidiano do entreposto

Ana Lúcia Romero trabalha há seis anos na Ceasa Campinas. Administradora de empresas por formação e fotógrafa por paixão, ela viu no projeto Foto Ceasa – Festival Hercule Florence uma oportunidade imperdível para voltar a clicar com sua câmera, aperfeiçoar sua técnica e, ainda por cima, conhecer melhor o local onde trabalha e as histórias por trás das pessoas que habitam o entreposto.

Como participante do workshop “A Cara da Ceasa”, que teve a orientação do fotógrafo Touché, Ana voltou a estudar fotografia – projeto iniciado em 2008, quando fez um curso numa escola especializada no assunto, em Campinas – e teve de percorrer os mercados da Ceasa, uma experiência, para ela, reveladora.

“Foi maravilhoso, não só pelo nosso professor e mestre, mas pela convivência com outros fotógrafos. A troca foi muito boa”, diz Ana. “Como funcionária, muitas vezes não dá tempo de conhecer tudo o que tem na Ceasa. Atrás de cada box, tem uma pessoa que também tem uma história para contar. O workshop do Foto Ceasa me estimulou muito a continuar a fotografar”, afirma.

 

Ela ficou ainda mais animada quando soube que uma de suas fotos havia sido selecionada para integrar a exposição final do projeto. A imagem, que retrata uma criança sorrindo, está exposta em um dos postes em frete à Administração da Ceasa e revela bem o sentimento de felicidade de Ana com o resultado do trabalho no projeto. “Fotografia é a minha paixão, desde criança”, conta.

Ana guarda na cabeça uma frase do professor Touché, dita durante o workshop, que deve servir de inspiração a outros amantes da fotografia: “Não adianta você ter um equipamento de ponta e não ter o olhar. Com o olhar você fotografa até com celular”.

 

 

Projeto

O projeto Foto Ceasa foi uma parceria entre a Ceasa Campinas, a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) e o Festival Hercule Florence de Fotografia. Ao longo de quatro semanas, cerca de 60 fotógrafos registraram em imagens os mercados, personagens e programas sociais da central de abastecimento, a quarta maior do País.

Uma caminhada fotográfica pelo entreposto, com mais de 100 fotógrafos profissionais e amadores, encerrou os trabalhos do projeto, no último dia 12 de maio. No total, 90 fotografias estão expostas no Mercado de Flores, saguão de entrada da Administração e nas principais vias da central. A exposição pode ser conferida até o próximo dia 12 de junho.