Frutas e hortaliças garantem ceia saudável no final de ano

As festas de final de ano não precisam ser sinônimo de abusos à mesa. Quem garante é a nutricionista da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, que aponta o nosso clima tropical - com as ceias acontecendo em pleno verão - e a grande oferta de produtos frescos que temos neste período para aproveitar o Natal e o Réveillon com saúde.
 
A nutricionista lembra que este é um período onde temos no Brasil uma ótima safra de muitas frutas, vegetais e verduras que além de saudáveis são mais adequados ao nosso clima quente. “Os hortifrutis possuem grande quantidade de vitaminas e minerais que são essenciais ao nosso organismo e para nossa saúde. Além disso, muitos destes produtos, principalmente as frutas, contem bastante água que garantem uma boa hidratação. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo principalmente durante um período com tanto calor como é o caso do nosso verão”, avalia.
 
A dica de Maria Helena é misturar folhas de hortaliças e legumes com frutas que, além de colorir e embelezar os pratos, é uma forma de incentivar o consumo destes alimentos. “Quanto mais colorida, maior será a quantidade de vitaminas e minerais presentes na refeição. Podemos utilizar as frutas nos molhos das carnes, em saladas e até como sobremesa como o abacaxi, por exemplo, para auxiliar na digestão, além de legumes e verduras que enriquecem os nutrientes dos pratos”, ensina ela.
 
Para os menus salgados Maria Helena aposta nas saladas que complementam os pratos principais e também ajudam na digestão. “Rúcula, agrião, cebola crua, pimentas, manjericão e hortelã são exemplos de hortaliças que aceleram o metabolismo e a digestão e podem estar presentes em saladas frescas para acompanhar os cardápios com mais gorduras e de mais difícil digestão como as carnes”, conta.
 
As frutas devem ter papel destacado nas ceias, garante Maria Helena. Nesta época do ano há grande variedade delas em plena safra. Por isso, ela sugere aproveitá-las para fazer sucos naturais, bolos e tortas doces que serão servidas durante as festas e também nos pratos salgados. As frutas são fundamentais na nossa alimentação, explica a nutricionista, pois são fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo e previnem doenças.
 
Proteção contra doenças
 
Segundo Maria Helena, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de três a quatro porções de frutas por dia. Nos dias mais quentes, explica, deve-se dar preferência às ricas em água como melancia, abacaxi e laranja. Também é indicado consumir três porções de legumes e verduras diariamente.
 
No Brasil, relata a nutricionista, o consumo de hortaliças e frutas está abaixo do que é preconizado pelos órgãos de saúde. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que em 2009, 30,4% da população com mais de 18 anos optaram por esses alimentos cinco ou mais vezes por semana. Entretanto, apenas 18,9% consumiram as cinco porções diárias recomendadas pela OMS. Além disso, a cada dois brasileiros, praticamente um apresenta excesso de peso, ou seja, são pessoas com sobrepeso ou obesas.
 
“Entre as principais mudanças necessárias para transformar esta realidade, é fundamental aumentar o consumo de frutas e hortaliças. Pesquisas demonstram que elas desempenham papel protetor no surgimento de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, câncer, pressão alta e problemas cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde estas doenças são responsáveis por 72% das causas de mortes no Brasil. Uma dieta variada e rica nestes alimentos promovem a combinação de micronutrientes, antioxidantes, substâncias fito químicas e fibras”, explica Maria Helena.
 
Receita
 
Coquetel de frutas
 
·         1/3 suco de uva
·         1/3 suco de abacaxi
·         1/3 suco de laranja
·         2 laranjas cortadas em rodelas com a casca
·         6 unidades de cereja fresca
·