Funcionários da Alimentação Escolar participam de palestra

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 23 de dezembro, na Cozinha Experimental da Ceasa-Campinas, palestra de integração com funcionários do departamento de Alimentação escolar. Aproximadamente 30 pessoas foram recebidas pelo palestrante, o assessor Francisco Homero Marcondes.

O objetivo do encontro foi apresentar aos espectadores o funcionamento de uma Central como a de Campinas, que abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e dois varejões. Ao todo, os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais, além dos projetos sociais que funcionam no local.

Mais atividades

Nos próximos dias, o grupo que participou da palestra irá excursionar pelo entreposto conhecendo a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que faz a coleta seletiva no entreposto.

Sobre o departamento de Alimentação Escolar

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.

230 mil refeições por dia

Diariamente a Ceasa distribui cerca de 100 toneladas de produtos para garantir as mais de 230 mil refeições servidas diariamente na merenda. O Programa atende em torno de 570 unidades escolares da cidade - escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.