Funcionários de logística da alimentação escolar participam de capacitação

Carregar, descarregar, empilhar, armazenar e distribuir são atividades cotidianas dos funcionários de logística do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Para cumprir estas tarefas com eficiência e segurança o Departamento realizou uma capacitação para os 21 funcionários do setor, a segunda este ano, nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório da empresa.
“O treinamento é essencial para assegurar a qualidade e segurança dos produtos e dos funcionários. Nesta edição priorizamos a saúde dos trabalhadores e a prevenção de acidentes de trabalho”, destacou a nutricionista que organizou o curso, Ivonízar Varanda. A logística da alimentação escolar em Campinas, contou a nutricionista, é um trabalho de grandes proporções, pois distribui uma média de 100 toneladas de alimentos por dia, em 556 unidades escolares para garantir mais de 220 mil refeições diárias.
O treinamento começou com uma palestra do técnico de segurança no trabalho da Ceasa, Ivan Souza. Ele apresentou alguns filmes para discutir como se deve agir para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e abordou a responsabilidade do trabalhador no controle dos riscos. Também falou sobre a Norma Regulamentadora 11 que trata do transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de cargas.
Duas estagiárias de saúde ocupacional da PUC-Campinas, Adria da Silva e Thaís Pedra de Souza, fizeram uma apresentação sobre ergonomia e deram uma aula laboral de alongamento. Elas falaram sobre os problemas mais comuns de coluna e como evitá-los, as melhores formas de pegar um objeto pesado abaixando e dobrando a perna e sobre a necessidade de descanso e alongamento nos intervalos de tarefas repetitivas. Também informaram sobre a importância do lazer e do sono para o trabalho e a saúde física e mental. A partir da capacitação, os funcionários vão passar a realizar no trabalho um alongamento diário antes do início das tarefas.
Tarefas
Os trabalhadores de logística do Departamento atuam no estoquedo Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas que funciona na Ceasa. Eles recebem os produtos dos fornecedores; analisam e conferem a quantidade e qualidade, de acordo com o pedido; armazenam e acompanham a temperatura, condições e validade destes alimentos; carregam os caminhões e transportam abastecendo as escolas. O Departamento conta com sete veículos de carga que realizam pelo menos 80 viagens por mês cada um para conseguir abastecer as 556 escolas estaduais, municipais, ONGs, centros de assistência social do município e salas de educação de jovens e adultos.
O Programa tem ainda alimentos que pela característica de serem mais perecíveis são distribuídos ponto a ponto, nas unidades escolares pelas empresas fornecedoras. É o caso dos pães e dos hortifrutis que não ficam no galpão da Ceasa vão diretamente para as escolas. Na Ceasa é feita ainda a logística de produtos da rede estadual de ensino adquiridos e encaminhados pelo governo do estado.