Girassóis: beleza e exuberância a favor do sol

Para finalizar o especial Flories para os pais, uma sugestão que possui a capacidade de alegrar os ambientes, quer estejam sozinhos, plantados em vasos, ou compondo buques de flores ou arranjos florais: os Girassóis

Seu nome científico é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. “Esse movimento ocorre durante todo o período da floração plena, sendo resultado de dois movimentos complementares, um de rotação espiralada do caule, e outro de ereção das folhas e do capítulo”, explica cientificamente Ricardo Munhoz, engenheiro agrônomo da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

O cultivo do girassol no Brasil iniciou no século XIX, na região Sul, provavelmente trazida por colonizadores europeus que consumiam as sementes torradas e fabricavam uma espécie de chá matinal. Ricardo ressalta a gama de utilidades do cultivo da planta. “O girassol pode ser utilizado em diversas finalidades como: flor ornamental, girassol de confeiteiro em substituição as amêndoas em geral, grãos in natura e farelo (ração) para alimentação de aves, suínos e bovinos, forragem, silagem. Também pode ser consumido na alimentação humana in natura, tostado, salgado e envasado”, disse.

Por sua beleza e exuberância, a espécie é muito procurada para ornamentação. Segundo o permissionário do Mercado de Flores da Ceasa, Heitor Wanderlei Bastos, a espécie surpreende pela beleza e exuberância. “O girassol é destaque em qualquer arranjo ou decoração, sendo ofertado o ano todo. Algumas pessoas acreditam que a flor traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma muito usada no Feng Shui”, comentou.

Na Ceasa Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país.

O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do Brasil.

Entre os dias 23 a 26 de setembro, a Ceasa Campinas recepcionará nações do mundo para o 29º Congresso da União Mundial dos Mercados Atacadistas – WUWM Brazilian Congress – 2015 (Word Union of Wholesale Markets Annual Congress).