Grupo visita a Ceasa para participação de feira na Espanha

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta quinta-feira, 4 de junho, uma equipe que veio conhecer o entreposto campineiro e realizar uma reunião para debater a participação do Brasil em uma feira de flores na Espanha. Participaram da atividade o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Newton Araújo Júnior; o secretário da Associação das Centrais de Abastecimento (Abracen), Jusmar Chaves; o engenheiro do Instituto Agropolos do Ceará, Aníbal Jose de Souza; o presidente e o diretor do Departamento de Armazenamento da Ceagesp, Rubens Boffino e José Lourenço Pechtoll e os assessores da Ceasa de Minas Gerais, Silvério Galvão e João Felizberto Miranda.

 

 

O grupo foi recebido pelo presidente da Ceasa-Campinas e vice-prefeito, Demétrio Vilagra, que falou sobre a importância das Ceasas e de projetos que permitam a modernização e crescimento do setor. Em seguida os visitantes foram conhecer o Mercado Permanente de Flores da Central, o maior da América Latina, e depois se reuniram para discutir a feira espanhola. Também acompanharam a visita o diretor administrativo e financeiro da Ceasa-Campinas, José Marcos Velasco; o diretor da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas e Associado (Aproccamp), Newton Erbolato Júnior; o produtor e atacadista do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, Rolf Kurt Zornig e a gerente da Central campineira, Ana Rita Pires Stenico.

 

 

O convite para participar da Feira veio do Merca Madri, um entreposto de abastecimento espanhol semelhante às Ceasas, durante uma visita da Abracen na Espanha. A Feira, denominada Flor Brasil, vai ocorrer pela primeira vez, de 14 a 16 de novembro deste ano, em Madri. O objetivo da participação brasileira no evento é abrir novos mercados mostrando o potencial do setor no Brasil quanto à variedade e diversidade, principalmente das espécies tropicais. O consumo per capita de flores no Brasil e de 7 dólares (cerca de R$ 14,00) enquanto que na Espanha gira em torno de 45 euros (R$ 135,00). Em 2007, o Brasil exportou 35 milhões de dólares em flores e plantas ornamentais, 9% a mais que em 2006.

 

 

A reunião do grupo decidiu propor uma participação institucional na Feira da Espanha com o envio de uma missão técnica. No espaço brasileiro do evento espanhol seria montado um estande de exposição além de vídeo e catálogos para estabelecer contatos e fomentar futuros negócios. A proposta será apresentada pela Abracen aos organizadores da feira e o grupo brasileiro fará uma nova reunião para dar andamento nos trabalhos no dia 18 de junho, em Brasília.