Honestidade e simplicidade regem a vida de funcionário

Os ensinamentos de vida e as promessas de iluminação espiritual são as matérias-primas com as quais os gurus das mais diversas vertentes angariam admiradores. Dentre eles, há uma vertente no Oriente chamada Faquir.
O termo “faquir” é árabe, diz respeito ao indivíduo que se submete a suplícios e jejuns para dar provas de resistência a dores físicas e privações. Executa feito de resistência ou de suposta magia como caminhar sobre fogo, engolir espada ou deitar-se sobre pregos. Fisicamente, tem uma estrutura magra.
Na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), o termo diz respeito a uma pessoa muito especial: Daniel Momesso, funcionário da empresa “Zé Amparo”. O apelido surgiu há 48 anos, pela dificuldade que tinha em engordar.
Daniel, ou carinhosamente Faquir, começou sua história na Central em 1969, no Mercadão, onde permaneceu até 1972. Neste ano, acompanhou a mudança para o Jardim do Lago e, em 1975, para a Rodovia Dom Pedro, onde está localizada até hoje. “Há 45 anos comecei a trabalhar Mercadão. Tinha 24 anos na época. Vendia tomate, repolho, uva”, lembra.
O incentivo em abraçar novos desafios veio de parentes próximos, como o tio Ernesto Lorenzetti e do primo. “Sempre fui muito incentivado por um tio e um primo. Meu tio era como um pai para mim. Quem em chamou para trabalhar no Mercado foi esse primo”, recorda.
Honestidade e simplicidade são qualidades inerentes ao espírito de Daniel. “Dediquei minha vida aos meus entes queridos, especialmente meus filhos e irmãos. Quanto aos amigos, me dediquei aos mais sinceros”, declara.
Faquir já teve sociedade com amigos, onde provou o gosto doce e amargo da vulnerabilidade climática. “Plantávamos tomate e vendíamos no mercado. Minha vida foi assim até 2002, quando conheci José Carlos Benedete, meu amigo ‘Zé Amparo’. Ele me ajudou muito. Um amigo que não posso esquecer”, finaliza.
Dentre os diversos significados da palavra faquir, do árabe al-Hakim, a vertente que define a palavra como sábios, filósofo ou médico, originada da raiz "conhecer",  é a designação que melhor se enquadra no funcionário. E é graças à dedicação, conhecimento e sabedoria de pessoas como Daniel Momesso, que a Ceasa Campinas consegue garantir o abastecimento de mais de 500 cidades.