Horta comunitária apoiada pela Ceasa recebe prêmio

premio01.jpgA horta comunitária dos moradores do Parque Itajaí 3 e 4 recebeu na noite desta quarta-feira, dia 21 de outubro, o prêmio de Responsabilidade Ambiental promovido pela Sanasa e RAC (Rede Anhanguera de Comunicação). A implantação da horta foi viabilizada por meio do Programa de Hortas Comunitárias da Prefeitura com o apoio técnico da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, além da Universidade de Campinas (Unicamp).

 

Premio02.jpgOs jurados especializados no assunto escolheram seis vencedores entre 28 ações que foram temas de reportagem do jornal Correio Popular de março e setembro retratando iniciativas que promovem o respeito ao meio ambiente em Campinas e região. O projeto da Horta do Itajaí ganhou bronze na categoria terceiro setor. O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, participou da solenidade de premiação destacando a importância da preservação da natureza. "O meio ambiente deve ser tratado como um compromisso de cidadania para se construir um processo de respeito as próximas gerações. Essa responsabilidade precisa ser compartilhada com poder público, empresários e sociedade civil", disse. "Dentro desse cenário, a Sanasa tem cumprido esse papel, sobretudo em buscar uma cidade 100% correta, que chegará em 2010 com 100% do seu esgoto tratado", completou o prefeito.

 

Para Lauro Péricles Gonçalves, presidente da Sanasa, a empresa tem realizado um trabalho sério e competente que eleva os índices de saneamento básico em Campinas. "A Sanasa trabalha para a melhoria constante do meio ambiente. Fornecemos uma água de extrema qualidade à população, temos um programa de controle de perdas que é um dos menores do país, e com a entrega do Sistema de Esgotamento Sanitário Capivari II, Campinas irá alcançar 100% do seu esgoto tratado", afirmou.

 

premio03.jpgO presidente da RAC, Sylvino de Godoy Neto, lembrou durante o evento que a questão ambiental é uma preocupação mundial. "O comportamento dos consumidores está mudando, e isso é fruto de uma conscientização global. São pequenas atitudes, que às vezes parecem simples, mas que fazem a diferença, como podemos comprovar com os trabalhos aqui destacados".

 

Na categoria público-privado foram contemplados o Instituto Plantarium, a empresa Geni Porcelanas e o projeto Ecofuturo. No terceiro setor os premiados pelos seus trabalhos para o meio ambiente foram o senhor Hermes Moreira de Souza, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o padre Luiz Roberto Di Lascio e a Horta Comunitária do Parque Itajaí.

 

Exemplo

 

Foi em meio a uma depressão, que o motorista João Novaes deu início ao projeto homenageado na categoria terceiro setor. Apaixonado pela natureza, ele resolveu cuidar de uma área degradada e começou a plantar as hortaliças. A iniciativa ganhou o apoio da Prefeitura e da Ceasa. A administração cedeu a permissão para o uso do terreno de 14 mil metros quadrados, e a Ceasa a orientação técnica com o projeto Hortas Comunitárias.

 

"Fizemos vários cursos, fomos conhecer projetos em hortas em outras cidades e aprendemos muito com tudo que nos foi oferecido", disse João Novaes. O projeto cresceu e hoje 23 famílias são beneficiadas com o cultivo de alface, almeirão, quiabo, jiló, berinjela, chuchu, abóbora entre outras hortaliças. O plantio é orgânico, ou seja, não utiliza agrotóxicos nem produtos químicos. Os alimentos são vendidos para os moradores da região, uma alternativa de renda que está dando certo. A atividade também ajuda a recuperação de uma área degradada da Bacia do Rio Capivari. "Fico muito satisfeito pelo reconhecimento do trabalho daquela comunidade, que conseguimos auxiliar e que serve de exemplo para inspirar outras iniciativas", disse o engenheiro da Ceasa responsável pelo Programa de Hortas, Francisco José Ricchini Lopes.

 

Programa

 

O Programa Municipal de Hortas Comunitárias da Prefeitura de Campinas tem por objetivo incentivar a criação de hortas de caráter comunitário em escolas, entidades assistenciais, ONGs e bairros. O trabalho é coordenado pela Ceasa-Campinas em conjunto com várias secretarias e órgãos da Prefeitura: Secretaria Municipal de Comércio Indústria, Serviços e Turismo, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Secretaria de Trabalho e Renda e Sanasa e conta com apoio da subprefeitura de Barão Geraldo. O Projeto foi criado em abril/2004 e segue o Decreto nº 14.288 que regulamenta a Lei Municipal nº 9.459.

 

Por meio do Programa são realizados cursos de cultivo, plantio e p