Horto do Ouro Verde ganha posto do CPAT

Os moradores da região do Ouro Verde em busca de trabalho, de cursos de aperfeiçoamento, de cadastramento no Bolsa Família, da emissão de carteira de trabalho, entre outros, poderão usufruir deste serviços com maior facilidade a partir desta quarta-feira, dia 31 de março.

É nesta data que a Prefeitura inaugura a unidade Ouro Verde do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas. O novo posto fica no Box 12 do Terminal Hortoshopping Ouro Verde, administrado pela Ceasa-Campinas.

 

A partir de então, a população daquela região que busca vaga no mercado de trabalho e ainda não está cadastrada na unidade do CPAT, localizada no Centro da cidade, poderá procurar o posto para se cadastrar. Após isso feito, o candidato deverá aguardar a convocação por telefone. No caso de querer verificar alguma oportunidade, deverá comparecer ao posto central.

 

 A descentralização dos serviços do CPAT para a população do Ouro Verde tem alguns motivos. Entre eles o fato de aquela região concentrar cerca de 200 mil moradores e de a área ser tida como consideravelmente promissora, uma vez que o lado Sudoeste e Noroeste de Campinas concentra diversas obras privadas e públicas (Hospital Ouro Verde, conjuntos habitacionais, Shopping Center, entre outros equipamentos).

 

 Desempenho

 

A inauguração do novo posto acompanha, também, a implementação de um programa municipal de desenvolvimento local. E, além disso, é daquele lado da cidade que se concentra grande presença de beneficiários de programas sociais: somente do programa Bolsa Família, são 9.779 morando naquela região.

 

O CPAT de Campinas tem cumprido com sucesso sua finalidade nestes dois anos de atendimento em Campinas. Desde então, 85.778 pessoas já foram atendidas pelo órgão. Deste total, mais de 60% são trabalhadores em busca de colocação no mercado de trabalho. Os outros atendimentos, como o de beneficiários do programa Bolsa Família, ampliam-se consideravelmente, uma vez que em período de recadastramento, ocasiona um grande fluxo de pessoas em busca de atendimento.

 

Para exemplificar, no primeiro ano de funcionamento até outubro de 2009, 31.008 pessoas foram atendidas pelos servidores do órgão, perfazendo uma média mensal de 1.824 atendimentos.

 

A inauguração da nova unidade proporciona, também, a integração em um mesmo local físico das ações da política municipal de trabalho e renda por meio dos programas complementares como, por exemplo, apoio e orientação ao microcrédito por meio do Banco Popular da Mulher; apoio e fomento às iniciativas de Economia Solidária, formalização de trabalhadores autônomos e informais, via Casa do Empreendedor, e ações do programa municipal de Qualificação Social e Profissional.