Instituto de Solidariedade completa 15 anos

O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) completa 15 anos e receberá uma homenagem na Câmara Municipal de Vereadores de Campinas nesta quinta-feira, 7 de maio, a partir das 19h. A sessão especial abre as atividades de comemoração da Organização Não-Governamental (ONG), que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e distribui cerca de quatro toneladas de hortifrutis por ano, beneficiando 12,5 mil famílias semanalmente, além de 100 entidades assistenciais da cidade.

 

Participam da homenagem os vereadores da Câmara; o presidente do ISA, Edvaldo Bertoldi; a Secretária Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Darci da Silva; o presidente da Ceasa-Campinas e vice-prefeito, Demétrio Vilagra; o presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa-Campinas, Daniel Marcos Cardozo; o presidente do Conselho Curador da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), Darcy Paz de Pádua; o diretor da Fundação Educar DPaschoal, Luiz Norberto Pascoal. Também estarão presentes representantes das entidades atendidas pelo Instituto, empresas parceiras e outras autoridades municipais.

 

História

 

Fundado em 25 de agosto de 1994, o ISA surgiu de uma iniciativa dos atacadistas da Ceasa-Campinas por meio de sua entidade representativa, a Assoceasa, com a proposta de ajudar a combater a fome, a desnutrição e o desperdício de alimentos. A idéia era estruturar e organizar uma distribuição dos hortifrutis não-comercializados ou que pudessem ser doados pelos comerciantes do entreposto. De maneira informal, este projeto da Assoceasa já existia desde agosto de 1984.

Em seu primeiro ano de operação o ISA coletou e distribuiu 1.290 toneladas de alimentos. Hoje, as doações dos 600 permissionários do Mercado de Hortigranjeiros da Ceasa-Campinas são coletadas diariamente totalizando, em média, 330 toneladas por mês, quase quatro mil toneladas anuais.

O Instituto funciona num espaço dentro da Central para onde vão as doações dos atacadistas. Lá, os alimentos são selecionados, higienizados e distribuídos para mais de 100 entidades assistenciais de Campinas e região e também para 12,5 mil famílias por semana. A entrega para as famílias acontece diretamente em 80 bairros, em 71 pontos de maior vulnerabilidade social da cidade. Este trabalho de distribuição descentralizado foi iniciado em 2005 pelo Programa Prato Cheio Campinas, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. A ONG conta como parceiros para seu funcionamento com a Assoceasa, a Ceasa-Campinas, a Fundação Educar DPaschoal, a FEAC e a Prefeitura Municipal de Campinas.

Como parte da comemoração pela data o ISA vai lançar uma Revista Especial de 15 Anos e um website da instituição durante a homenagem no dia 7 de maio. Até o mês de agosto serão desenvolvidas outras ações comemorativas como uma Campanha Educativa em Escolas Públicas da cidade, com a parceria da Fundação Educar DPaschoal; palestras empresariais de conscientização; exposição fotográfica; atividades educativas com os beneficiados e o lançamento da Cozinha Experimental para usuários.