ISA comemora 33 anos com homenagem a seu fundador

O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) – ONG criada pelos comerciantes da Ceasa Campinas para combater o desperdício de alimentos – comemorou nesta sexta-feira (25/08) 33 anos de trabalho com uma homenagem ao seu idealizador e fundador, o empresário José Antonio Fernandes da Silva, mais conhecido como Zé Mineiro, que morreu em 6 de outubro de 2013 vítima de câncer. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento, realizado na sede do ISA, na Ceasa.

O presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, e o presidente do ISA, o empresário João Antônio Benassi, deram as boas-vindas aos convidados e abriram a cerimônia, que contou com a presença do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira – ele representou o prefeito Jonas Donizette. Após a abertura, os convidados fizeram uma rápida visita às instalações do ISA, onde conheceram melhor o trabalho feito no instituto. Uma placa com o nome de Zé Mineiro foi inaugurada na entrada do prédio da administração do instituto.

 

 

 

Villalba ressaltou a importância do legado deixado por Zé Mineiro. “O ISA, para a Ceasa Campinas, é um patrimônio. Tem 33 anos, uma história muito longa e, graças a Deus, hoje eu estou aqui e posso ser parceiro dessa instituição, como presidente da Ceasa”, disse. “Aqui convivem o público e o privado, que desenvolvem seus projetos conjuntamente também, como o ISA, o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, o Nutrir Campinas e o Viva Leite. Todos esses projetos trazem um grande benefício para Campinas e temos a obrigação de fortalecer cada vez mais esses programas”, completou Villalba. 

“Quero agradecer, principalmente, à Ceasa pela parceria de contratos firmados, pois sem esses contratos o trabalho do ISA não seria possível. Agradeço também aos funcionários que se empenham em tornar legítimo o trabalho do instituto e a todos aqueles que permitem que o ISA se torne um modelo a ser seguido no combate ao desperdício de alimentos e na garantia de acesso à alimentação digna”, disse João Benassi.

O vice-prefeito lembrou o passado que inspirou a criação do ISA. “O começo de tudo foi em 1984, as pessoas passavam fome, a situação era muito difícil naquela época. E a solução foi buscada nesse espírito do seu idealizador, o Zé Mineiro, de distribuir esses alimentos que não tinham um aspecto ideal para o mercado. O ISA é um projeto maduro, um projeto bonito e que inspira as pessoas”, disse. “Deixo aqui um abraço do nosso prefeito Jonas Donizette, que tem um carinho especial por esse programa e pela Ceasa”, completou Magalhães Teixeira.

 

 

 

Presença

Também estiveram presentes os vereadores Filipe Marchesi (PR) - representando o presidente da Câmara de Campinas, Rafa Zimbaldi (PP) -, Marcos Bernardelli (PSDB), Jorge da Farmácia (PSDB), Luiz Carlos Rossini (PV) e Nelson Hossri (Podemos), além do secretário da Ouvidoria Pública de Campinas, Sebastião Sergio, e Domis Vieira Lopes (representando a secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira), além do diretor técnico-operacional da Ceasa, Claudinei Barbosa, representantes de entidades, funcionários e comerciantes do entreposto.

 

Família e amigos

Amigos e parentes de Zé Mineiro também participaram da cerimônia e destacaram a sua iniciativa. “Os permissionários da Ceasa sempre foram muito solidários, sempre doaram com amor no coração. Doam para ajudar o próximo. Quero agradecer a todos pelo apoio nesses 33 anos”, disse Gustavo da Silva, filho de Zé Mineiro.

Também participaram da homenagem Maria do Carmo Motta, amiga do fundador do ISA – que fez um discurso emocionante, ao falar sobre como surgiu o ISA e o trabalho que antecedeu a criação do instituto -, Ueselis Amaral, da Turma do Macarrão, e o presidente do Conselho da Assoceasa (Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas), Emílio Fávero.

 

 

 

História

O ISA é uma ONG que funciona dentro da Ceasa Campinas. Idealizada em 1984 pelo empresário José Antonio Fernandes da Silva, o Zé Mineiro, foi fundada como instituto dez anos mais tarde, em 25 de agosto de 1994, e é administrada pelos permissionários (comerciantes). A entidade surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes do entreposto.

Foi Zé Mineiro que teve a iniciativa de convocar alguns comerciantes do entreposto para propor que todos os alimentos que fossem descartados por perda do valor comercial fossem enviados para algum local onde seriam selecionados, separados e enviados para instituições de famílias carentes.

Ao mesmo tempo, a diretoria da Ceasa Campinas se associou ao fundador do ISA, e os primeiros frutos da parceria surgiram ainda nos anos 1980. Muitos permissionários começaram a doar os alimentos e a Ceasa cedeu um espaço específico para a triagem e distribuição dos produtos.

O projeto evoluiu e, em 1994, foi fundado o ISA, que mantém o modelo de sucesso até os dias de hoje. Frutas, verduras e legumes que não são comercializados, mas ainda muito bons para o consumo humano, são doados pelos comerciantes, recolhidos e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento, após passarem por triagem de qualidade e higienização no instituto.

A entrega dos alimentos às famílias cadastradas acontece nos bairros de maior vulnerabilidade social de Campinas e algumas cidades da região, totalizando 46 de pontos de distribuição. O instituto atende cerca de 22,5 mil pessoas por mês e arrecada, em média, 233 toneladas/mês de frutas, legumes e verduras.