ISA e Prato Cheio recebem mais 3 ônibus para distribuir alimentos

Como parte das comemorações dos 235 anos de Campinas foram entregues nesta sexta-feira, dia 17 de julho, três ônibus para reforçar e aprimorar a distribuição dos alimentos do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA),  trabalho realizado em parceria com o Programa Prato Cheio Campinas da Secretaria Municipal de Cidadania, Inclusão e Assistência Social.

 

Como se fossem um "sacolão ambulante", os veículos serão utilizados na distribuição das cerca de 330 toneladas mensais de frutas, verduras e legumes doadas pelos atacadistas da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona a ONG. Após triagem, os hortifrutis são entregues para 12,5 mil famílias por semana em 81 pontos nas áreas mais carentes da cidade e também beneficiam 100 entidades assistenciais.

 

"Estamos certos de que não estamos fazendo assistencialismo, porque essas ações são acompanhadas de outras que visam desenvolver a cidadania e autonomia dos beneficiados, procuramos dar a eles a porta de saída, a oportunidade para caminhar com pernas próprias", disse a secretária de Cidadania, Darci da Silva.

 

"Não basta só doar o alimento, é preciso apontar o caminho da inclusão", reiterou o prefeito Hélio de Oliveira Santos que também participou do evento de entrega dos ônibus. Dr. Hélio lembrou ainda que Campinas, no governo do então prefeito Magalhães Teixeira, instituiu o projeto Renda Mínima, que foi adaptado à realidade de várias localidades brasileiras. Ressaltou também o trabalho de legalização do programa no Congresso Nacional, pelas mãos do senador Eduardo Suplicy. "São capítulos que não podem ser esquecidos na história de conquista da cidadania deste país do qual Campinas faz parte", disse o prefeito