ISA inaugura sala de informática na Vila Olímpia

As 617 famílias que moram na Vila Olímpia, região norte de Campinas, ganham neste sábado, dia 22 de agosto, um espaço para entrar no mundo digital.  Trata-se de uma sala com dez computadores para serem utilizados gratuitamente pela comunidade para realização de tarefas escolares, cursos de informáticas e futuro acesso à internet. A iniciativa é da ONG Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA), que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa),  e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, através do Distrito de Assistência Social Norte.

Segundo o gerente do ISA, Jairo Pereira Leite, o novo espaço faz parte do projeto Semeando na Família que já oferece no mesmo local cursos de artesanato e aproveitamento integral de alimentos.  "A sala de informática é mais uma ação de inclusão social para aquela comunidade visando a geração de trabalho e renda. O bairro foi escolhido devido à proximidade com a Ceasa e à grande carência que enfrenta", explicou. Leite conta que o ISA atende com doações semanais de frutas, verduras e legumes dos atacadistas da Ceasa, todos os moradores da Vila Olímpia, bairro formado por famílias retiradas de áreas de risco da cidade. A sala foi viabilizada por meio de parcerias com a CPFL Paulista; as entidades Semear, Mei Mei e CDI; as empresas Galmak e MGD.

No dia 1º de setembro serão abertas as inscrições para o curso de iniciação à informática do local, que terá início dia 14 de setembro, com 60 horas de aulas. Os professores dos cursos do projeto Semeando Esperança são contratados do ISA. O acesso à internet, conforme o gerente, estará disponibilizado assim que conseguirem fazer a assinatura da única empresa que atende àquela região mas que hoje está impedida de realizar novos contratos. No local deve ser viabilizada também uma futura quadra de esportes. A coordenadora do Distrito de Assistência Social Norte, Maria José Tofoli, disse que o bairro recebe diversas ações da Secretaria e que a demanda pela inclusão digital surgiu das manifestações da própria comunidade.

A inauguração da sala de informática da Vila Olímpia acontece às 10 horas da manhã, na Rua da Natação, número, 263.

Serviço

O ISA funciona desde 1994 num espaço dentro da Ceasa-Campinas para onde vão as doações de frutas, verduras e legumes dos atacadistas que somam uma média de 330 toneladas por mês. Lá, os alimentos são selecionados, higienizados e distribuídos para mais de 100 entidades assistenciais de Campinas e região e também para 12,5 mil famílias por semana. A entrega para as famílias acontece diretamente em 80 bairros, em 71 pontos de maior vulnerabilidade social da cidade. Este trabalho de distribuição descentralizado foi iniciado em 2005 pelo Programa Prato Cheio Campinas, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.