Jardim Sensorial da Ceasa Campinas recebe milhares de visitantes

O Jardim Sensorial do Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu em quatro dias e meio de exposição mais de 3 mil visitantes.
 
Passaram pelo espaço estudantes de escolas de Campinas, atendidos de entidades assistenciais como idosos, crianças e pessoas com deficiência, além dos frequentadores habituais do local.
 
Andriele Aparecida Rodrigues das Silva, de 9 anos, adorou o Jardim. “Toquei nas flores e achei a árvore muito fofa”, disse se referindo a uma estrutura feita com a casca de uma árvore chamada melaleuca que tem uma textura semelhante a um veludo. Ela veio com um grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sílvia Simões Magro.
 
O estudante Ivanilton de Souza Andrade, de 20 anos, tem deficiência visual desde que nasceu e veio conhecer o Jardim Sensorial com um grupo do Centro Cultural Louis Braille. “Gostei de tudo, pois me identifico muito com flores e plantas. Sou do Mato Grosso e sempre tive muito contato com a natureza”, relatou.
 
O Jardim Sensorial fez parte das comemorações dos 38 anos da Ceasa Campinas e ficou exposto de 9 a 13 de abril. No espaço os visitantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com a natureza e experimentar os seus sentidos de uma forma diferente: com sons, cheiros, texturas, imagens e sabores e tocando as plantas e objetos no trajeto.
 
Preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzidal, o projeto do Jardim é da Associação Nacional de Paisagismo, da equipe do paisagista, Raul Cânovas, com a colaboração dos paisagistas Alice Izumi, Fabiana Santiago e João Jadão.
 
A programação de aniversário da Ceasa Campinas foi aberta em evento realizado no dia 9 de abril com mais de 500 pessoas e contou também com outras exposições, cursos e prestação de serviços aos visitantes.