Jardim Sensorial da Ceasa tem 1.300 visitas em dois dias

O Jardim Sensorial do Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu em dois dias de exposição cerca de 1.300 visitantes. Passaram pelo espaço estudantes de escolas de Campinas, atendidos de entidades assistenciais como idosos, crianças e pessoas com deficiência, além dos frequentadores habituais do local.
Andriele Aparecida Rodrigues das Silva, de 9 anos, é deficiente visual e adorou o Jardim. “Toquei nas flores e achei a árvore muito fofa”, disse se referindo a uma estrutura feita com a casca de uma árvore chamada melaleuca que tem uma textura semelhante a um veludo. Ela veio com um grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sílvia Simões Magro.
O Jardim Sensorial foi aberto no dia 9 de abril e faz parte das comemorações dos 38 anos da Ceasa Campinas. O espaço fica aberto nesta sexta-feira, dia 12 de abril, das 8h às 16h. No sábado, 13 de abril, será a última oportunidade para quem quiser visitar, das 8h às 12h30.
Outras atividades
Além do Jardim, o aniversário da Central está sendo comemorado com exposições e outras atividades. Nesta quinta-feira, 11 de abril, o Sesc nutricionistas e o ambulatório médico da Central ofereceram serviços aos frequentadores do Mercado de Flores do entreposto. A atividade aconteceu no dia 10 de abril no Mercado de Hortifrútis e faz parte também das ações do Dia Mundial da Saúde.
As pessoas podiam medir a pressão, fazer teste de diabetes, verificar o peso e a altura e receber diversos tipos de orientações de saúde. A terapeuta corporal, Odenise Bellini, realizou sessões de bambuterapia - técnica de massagem com um pedaço de bambu que a própria pessoa pode fazer e estimula a circulação sanguínea e linfática, ajuda a reduzir dores musculares e elimina toxinas do organismo.  Dois atores contratados pelo Sesc agitaram os mercados, convidando as pessoas para participar das ações de saúde.
Na Casa da Criança Paralítica aconteceu nesta quinta-feira, 11 de abril, a segunda aula do curso Alimente-se Bem do Sesi. E até o dia 13 de abril continuam ao lado do Jardim as exposições do Sesi, do Sindicato Rural de Campinas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Instituto Estre e das ações de segurança alimentar desenvolvidas na Ceasa: o Programa de Alimentação Escolar de Campinas, o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).
O que é
O Jardim Sensorial é um espaço no Mercado de Flores da Ceasa onde os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza e experimentar os seus sentidos de uma forma diferente. O visitante é envolvido por sons, cheiros, texturas, imagens e sabores; poderá tocar as plantas e objetos no trajeto.
O espaço foi preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O projeto é da Associação Nacional de Paisagismo, da equipe do paisagista, Raul Cânovas, com a colaboração dos paisagistas Alice Izumi, Fabiana Santiago e João Jadão.