Jonas assina autorização para construção de nova plataforma logística na Ceasa

O prefeito Jonas Donizette e o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, assinaram na manhã desta terça-feira (13/03) a autorização para a abertura do processo de licitação para a construção da segunda plataforma logística (PL1) do Mercado de Hortifrútis da central de abastecimento e descerraram a pedra fundamental da obra. A nova estrutura irá agilizar ainda mais as operações de carga e descarga de frutas, legumes e verduras no mercado e deverá ser concluída dentro de seis meses, após a contratação dos serviços, com um investimento previsto de R$ 2,5 milhões, com recursos da Ceasa. (Leia mais abaixo).

 

 

O anúncio da obra foi feito durante a cerimônia em comemoração dos 43 anos de fundação da Ceasa Campinas, que reuniu cerca de 200 pessoas no prédio da Administração da empresa. Na oportunidade, a diretoria da Ceasa também divulgou o cronograma de eventos e ações para o ano e um balanço do desempenho dos programas sociais sediados pelo entreposto, além da entrega da reforma da recepção do prédio da Administração e o anúncio do novo paisagismo dos jardins de inverno da sede.

Acompanhado da primeira-dama, Sandra Ciocci, Jonas destacou a importância da Ceasa no abastecimento de alimentos. “Quero cumprimentar aqui o Wander, que vem fazendo um trabalho muito bom, além de toda a diretoria e funcionários da Ceasa, pelos 43 anos dessa empresa que é um braço muito importante do governo. A nossa Ceasa é municipal, o que a diferencia de todas as outras Ceasas”, disse o prefeito, em seu discurso.

Jonas também fez um rápido balanço de seu governo e destacou a construção da nova plataforma logística. “Essa obra vai melhorar ainda mais o serviço na Ceasa. É uma obra que abre, antecipadamente, o ‘abril de entregas’ da Prefeitura”, anunciou o prefeito.

O presidente da Ceasa agradeceu a presença do prefeito, da primeira-dama e de todos os participantes. “É um dia muito importante para nós. São 43 anos dessa empresa que é referência nacional dentre as centrais de abastecimento do País. Muita gente fez muito por essa instituição e, com certeza, a administração do prefeito Jonas consegue dar andamento a esse trabalho e valorizar ainda mais a nossa Ceasa Campinas”, disse.

Também discursaram o vereador Permínio Monteiro (PV) - que representou o presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi (PP) - e o deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB). Ambos elogiaram as novidades na Ceasa e parabenizaram os funcionários pelos 43 anos da empresa.

 

 

Obra

A nova plataforma visa a melhoria da logística das operações de mercado e será construída numa área de 1.257 metros quadrados, no lado norte ou ímpar do entreposto, próximo ao Galpão Permanente 1 (GP1) e Mercado Livre Central (MLC).

A construção terá infraestrutura moderna semelhante à da Plataforma Logística 2 (PL2) – localizada no lado par ou sul -, inaugurada em junho de 2016, mas com uma novidade: a instalação de um reservatório de água de reuso, para reaproveitamento da água das chuvas coletada no telhado da plataforma. O reservatório terá capacidade para armazenar até 2.350 metros cúbicos de água.

A nova estrutura também vai contar com quatro rampas de acesso para carrinhos e pedestres e mais quatro escadas, além de câmeras integradas à central de monitoramento da Ceasa, para maior segurança dos usuários, e iluminação com lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.

Além da nova plataforma logística, também serão construídos sanitários centrais, com implantação entre as duas plataformas (PL1 e PL2), e área total coberta de 118 metros quadrados. A edificação contará com banheiros masculino e feminino (com sanitários, lavatórios e chuveiros) e instalações para pessoas com necessidades especiais.

“É um projeto que vem sendo aguardado já um bom tempo e há uma certa euforia no mercado, porque essa obra vai trazer um conforto muito grande para a nossa movimentação de cargas e agilizará tanto para carga quanto para liberação dos clientes”, disse Alexandre Bardin, presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa).

 

 

Música e quitutes

O evento também contou com a apresentação do coral de crianças do Grupo Primavera, entidade de Campinas que é atendida pelo Banco Municipal de Alimentos, e um delicioso café da manhã com quitutes com uso integral dos alimentos, preparados por Matusalém Paracelso, cozinheiro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, que também atua no Banco de Alimentos - como risoles de casca de banana, coxinha de carne de jaca, torta de banana e sorvete de mandioca.

 

 

Presenças

Também participaram do evento o secretário de Trabalho e Renda, Luís Yabiku; o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo; o subprefeito de Sousas, Mauro Calvo; o subprefeito de Joaquim Egídio, Marcelo Duarte; o secretário de Gestão e Controle, Thiago Sampaio Milani; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), Sérgio Roberto Larret Cavalheiro e o presidente do Camprev, José Ferreira Campos Filho, além do empresário João Benassi, representando os permissionários da Ceasa. Alexandre Bardin, presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa), e Fabiano Tilli, vice-presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp), também marcaram presença.

 

 

 

Fotos: Divulgação/Ceasa