Jovens dão exemplo de solidariedade com ação em prol do Banco de Alimentos

O objetivo de formar jovens com espírito cidadão uniu a Ordem DeMolay e a Coordenadoria de Juventude de Campinas em uma campanha de arrecadação de alimentos no Arrastão da Solidariedade. A ação aconteceu no dia 18 de março e conseguiu coletar 1.243 quilos de diversos produtos que foram encaminhados ao Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas.
Nesta sexta-feira, dia 23 de marco, as doações foram distribuídas para seis entidades assistenciais da cidade escolhidas pelos organizadores da ação. A entrega foi feita na sede do Banco de Alimentos, que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), com a presença de representantes dos promotores do Arrastão, da Coordenadoria e das entidades atendidas.
Auxílio
“Estes alimentos fazem a diferença. Nossa entidade funciona na favela, no Jardim Santa Eudóxia, uma comunidade que precisa muito”, explicou a presidente da Creche Cantinho de Luz, Maria Cecília de Oliveira Alves. A entidade atende 63 crianças de 2 a 6 anos e ainda fornece cestas básicas a 54 famílias de baixa renda do local.
Durante a entrega, o diretor do Lar Escola Jesus de Nazaré, Domingos Reis Bonifácio, se emocionou ao explicar a importância de receber os alimentos e de conseguir que a entidade fosse incluída no Programa de Alimentação Escolar. “Vocês não fazem ideia do que isso representa para as crianças que atendemos”, revelou.
A coordenadora do Banco de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso, agradeceu a iniciativa dos organizadores e dos que apoiaram o Arrastão, lembrando que todos que trabalham com o órgão “tem um brilho nos olhos, uma vontade de buscar uma sociedade mais justa e igualitária”.
Templários
Ricardo Venturini, último mestre conselheiro da Ordem DeMolay, explicou que o dia 18 de março é uma data especial para a organização que homenageia um de seus fundadores, o último cavaleiro templário, Jacques DeMolay. “Somos gratos por podermos ajudar”, disse.
Ele contou que este ano surgiu a ideia de fazer a campanha de coleta de alimentos no Arrastão da Solidariedade e para isso procuraram a Coordenadoria da Juventude. No supermercado Dalben, que também apoiou a ação, eles fizeram um dia de arrecadação abordando os clientes e também passaram nos prédios na região do Parque Prado coletando doações entre os moradores.
O presidente da Ordem, Francisco Chagas de Carvalho, contou que promover ações sociais faz parte dos objetivos dos deMolays o ano todo, mas que o dia 18 de março é especial. A ação contou coma ajuda da organização de jovens feminina dos deMolays, a Odem Internacional das Filhas de Jó.
“Foi gratificante ver todo mundo trabalhando por um bem maior”, disse a honorável rainha das Filhas de Jó, Luciana Gandini. Também apoiaram a atividade e participaram da entrega dos alimentos o conselheiro das duas ordens, Antônio Pedro Rodrigues, e o vereador de Campinas, Eliel de Lima.
Para o coordenador da Coordenadoria da Juventude de Campinas, André Falsetti, foi uma oportunidade de atingir vários objetivos. “Primeiro porque se trata de uma ação social de jovens que aprendem a trabalhar com responsabilidade social e também porque podemos ajudar as 105 entidades atendidas pelo Banco de Alimentos de Campinas”, avaliou.