Lançamento das etapas 3 e 4 do Programa Pró-Vicinais do governo de São Paulo

O vice-prefeito de Campinas e presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Demétrio Vilagra, participou  nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro, da cerimônia de lançamento das etapas 3 e 4 do Programa Pró-Vicinais do governo de São Paulo que visa recuperar 12 mil km de estradas no estado. Ele representou o prefeito,  Hélio de Oliveira Santos, e foi acompanhado do diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços, Turismo e Agronegócios da Prefeitura, Henrique Reigadas. O lançamento foi feito pelo governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença de prefeitos e autoridades de várias cidades do estado.

 

Campinas receberá do Programa a pavimentação de 32 km de estradas rurais de terra e o recapeamento de outros 8 km de estradas vicinais. Segundo o diretor da SMCIST, a pavimentação vai abranger as regiões do bairro Nova Friburgo, da Fazenda Tozan, do Campo Grande, de Viracopos e do distrito de Joaquim Egídio. O recapeamento, conforme Reigadas, será nas áreas do Guará, Tozan e da região que faz divisa com o município de Valinhos.

 

A cidade tem uma forte produção rural de frutas que atende ao mercado local e é exportada para países da Europa, principalmente. A melhoria das condições destas estradas significa facilitar o escoamento dos produtos e a vida das famílias que moram nestas regiões, como o transporte de crianças para as escolas e atividades de turismo rural, avaliou o vice-prefeito. Campinas tem 323,71 km de estradas rurais. Cerca de 51% da produção rural do município é de frutas: são 23,6 mil toneladas por ano, a segunda maior entre os oito municípios que integram o Circuito das Frutas do estado de São Paulo.