Livro expõe visão de agrônomo sobre a situação da água

Refletir sobre as lições da crise hídrica. Este é o tema da primeira edição do livro escrito pelo engenheiro agrônomo Nelson Luiz Neves Barbosa. 
O objetivo principal da publicação é contribuir com o estudo sobre a água e também com o Meio Ambiente das regiões rurais, em muitos casos, degradadas e sem nenhuma sustentabilidade. Temas como Banco de águas, recursos, volume morto, gestão correta de recursos hídricos, entre outros serão discutidos.
Na visão do autor, é necessário mudanças para obter melhores resultados na prevenção da escassez hídrica. “Precisamos distinguir e valorizar as melhores propostas para ter resultados positivos e aumentar a disponibilidade de água. Até o presente momento, tem sido difícil uma boa proposta ser reconhecida, apoiada e chegar até as autoridades para que possam decidir pela sua implementação. Para melhorar a água precisamos de trabalhos preventivos, sustentáveis, multidisciplinares e que avaliem o estado de degradação das áreas que geram as redes hídricas”, explica.
Livro: As lições da crise hídrica
O livro relata fatos e situações que interferem na escassez hídrica. São analisadas as causas desta triste falta d´água que assola o país, especialmente na região sudeste. Apesar da extensão da crise, a maioria dos dados e experiências são referentes às Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; no entanto, segundo o autor, as contribuições são válidas para todas as Bacias da região.
Ao todo, compreende 18 capítulos exemplificando o que está faltando, mudanças necessárias, estudos essenciais novas propostas para prevenção da futura escassez de água.
Para o agrônomo, a gestão correta de água tem que ser preventiva e está associada a processos de médio e longo prazo. “Não podemos esperar a água acabar para começar a implantar os trabalhos que aumentarão a quantidade de recuso hídrico disponível”, explica.
Cada capítulo representa uma contribuição daquilo que precisa ser considerado neste grandioso e complexo estudo do tema. Sustentabilidade e ações preventivas, armazenamento de água nos aquíferos subterrâneos, recuperação e preservação das áreas rurais nas regiões conservadoras de água são alguns dos temas abordados na publicação e que merecem atenção especial.
Outra publicação do autor:
Planejamento Economico/ambiental da propriedade rural: mais renda e melhores serviços ambientais –
Uma obra que revela a importância da água e do planejamento econômico e ambiental para a convivência pacífica entre o homem e a natureza, unidos pelo sagrado laço de produzir sem degradar e gerar riqueza sem empobrecer a natureza.
Sobre o autor:
Nelson Luiz Neves Barbosa é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), turma de 1969.
Nasceu em São Paulo, mas teve uma infância e juventude rural, criado em uma chácara localizada no Alto da Boa Vista, distrito de Santo Amaro.
Foi precursor da definição do Produtor de água e da necessidade de remunerá-lo. Levou as bacias de contenção para serem incluídas nos incentivos do programa de Microbacias da CATI, na região das cabeceiras.
Trabalhou desde 1989 na área ambiental, com destaque na Fundação Florestal SMA-SP e na CATI (Joanópolis), região de cabeceira da Bacia PCJ.
Elaborou e implantou inúmeros projetos ambientais. Ganhou dois prêmios do setor. Sempre atuou junto aos produtores rurais, valorizando a prática do ofício.