Maurício visita Banco de Alimentos na Ceasa e participa de entrega de donativos

Fazer do esporte uma ferramenta de inclusão social. Esta foi a inspiração do bicampeão olímpico de vôlei, Maurício Lima, ao propor arrecadar alimentos durante as partidas dos jogos da Medley, equipe da qual é diretor esportivo. Nesta terça-feira, dia 27 de março, ele esteve na Ceasa e conheceu o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas, para onde vão os produtos coletados, e participou de uma entrega simbólica de 1,6 mil quilos de mantimentos, dos dois últimos jogos da equipe.

 
Os alimentos foram distribuídos para dez entidades assistenciais que atendem cerca de duas mil pessoas. O time de vôlei masculino da Medley, de Campinas, é parceiro do Banco de Alimentos e arrecada diversos gêneros alimentícios como entrada nas partidas do time na cidade. Entre 2010 e 2011, conseguiram angariar 26,2 mil quilos de produtos e este ano já foram 7,8 toneladas, incluindo os 1,6 mil quilos das partidas de março. Em 2011, a arrecadação da Medley foi a maior das doações provenientes de eventos que o Banco recebeu. 
 
 
 
“Hoje é um dia feliz por estar aqui e poder retribuir um pouco do muito que o esporte me proporcionou. Senti que podia usar o esporte por uma causa social e fico satisfeito de ver que nossa iniciativa é um sucesso. Agora temos a oportunidade de ter em nosso país a Copa do Mundo e as Olimpíadas, esperamos que possam ajudar ainda mais a melhorar o país”, avaliou o bicampeão.
 
O secretário municipal de Esportes, Caio Carneiro Campos, também participou da entrega e disse que a equipe da Medley e o bicampeão Maurício são orgulhos para a cidade não apenas pela atuação esportiva “mas por ir além e levar esta prática solidária em prol dos mais necessitados”. Segundo ele, “a população tem acesso aos jogos gratuitamente e como contrapartida fazem a doação de alimentos mostrando que é possível integrar esporte e ação social”.
 
 
Auxílio importante
 
Representantes das entidades assistenciais beneficiadas participaram do evento de entrega no Banco de Alimentos. “Muito bom saber o que o esporte faz pela comunidade. No nosso caso vai ajudar 150 crianças”, contou a coordenadora da Associação Direito de Ser, Taís De Zorzi Balbinot. 
 
Para o Lar Alice de Oliveira a ajuda também é bem-vinda. “Atendemos idosos que moram no Lar e os alimentos são fundamentais para manter a instituição e a saúde deles”, informou a enfermeira da entidade, Virgínia Sampaio Lee. Todas as mais de 200 refeições servidas para crianças especiais na Associação Pestalozzi de Campinas veem de doações. “Só conseguimos manter a Associação com estas doações”, disse o diretor da entidade, José Fernando Moreira Monteiro da Silva.
 
As entidades beneficiadas com a doação da equipe da Medley foram: Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (Seta), Aldeias Infantis, Associação Cornélia Vlieg, Centro de Espírita Alan Kardec, Associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, Cáritas Arquidiocesana, Associação Beneficente Direito de Ser, Lar Evangélico Alice de Oliveira, Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Crânio Facial (Sobrapar) e Associação Pestalozzi de Campinas. 
 
 
Segurança alimentar
 
A coordenadora do Banco Municipal de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso, agradeceu a parceria da Medley e do time, do Maurício e da Secretaria Municipal de Esportes. “O Banco é um órgão de parcerias e esta com a equipe de vôlei da Medley tem sido fundamental para as 105 entidades assistenciais que atendemos. São parcerias como esta, que unem solidariedade e esporte, que nos dão esperança de um futuro melhor”, avaliou.
 
Além do Banco de Alimentos, ela contou que na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona o Banco, estão sediadas outras duas ações de segurança alimentar e que as três juntas distribuem cerca de 6 milhões de quilos de alimentos por ano, beneficiando 75 mil pessoas.